segunda-feira, 5 de março de 2012

O aposentado


                             Nêodo Ambrosio de Castro


O aposentado
Autor: Nêodo Ambrosio de Castro


Onde vivo, não é aconselhável ficar parado por muito tempo em algum lugar, principalmente em um banco de praça. Por isso, quando arrisco, nunca me sinto seguro, nem à vontade.
Mas noutro dia, de manhã, o sol parecia me convidar. Cedi àquela tentação e sentei-me no banco da praça para sentir o calor agradável do sol da manhã.
Assustei-me, quando um homem se aproximou e pediu licença para sentar-se ao meu lado. Fiquei muito desconfiado, mas como tenho pouca experiência, e nenhuma maldade, não me importei, aconcheguei-me a uma ponta do banco cedendo o restante para o desconhecido.
Fiquei ali, não sei por quanto tempo, imaginando quem poderia ser o homem que do outro lado havia se acomodado.
De repente, um pouco inseguro, parece que buscando coragem, procurei saber alguma coisa do desconhecido e lhe perguntei:
- Mora aqui por perto?
- Não moço, moro não. É que há muitos anos passava por aqui e desejava fazer isso:
Sentar-me no banco e tomar o sol da manhã. Hoje estou satisfazendo essa vontade que alimento há anos. É que me aposentei e não consigo ficar em casa.
Mas quando trabalhava, amaldiçoava todos os dias ter que me levantar às 5 horas da manhã, e me preparar para o trabalho.
Sempre odiei isso. Levantava cedo, preparava o café ia até a padaria buscar o pão, quentinho, tomava um pouco e saia correndo para não perder o ônibus. Minha mulher e meus filhos não se davam conta do que eu fazia. Quando levantavam, mais tarde, já encontravam o pão e o café na mesa. Nunca me perguntaram se eu gostava de fazer aquilo.
Quando à noite, depois de viajar nesses ônibus lotados e lentos, por mais de uma hora, na maioria das vezes, em pé, as pessoas me esbarrando, empurrando a cada curva - acho que me cansava mais no ônibus do que no trabalho – minha mulher parecia não notar que eu chegara do trabalho, casado e carente.
Quando meus filhos eram crianças, ela reclamava das travessuras deles, quando já adolescentes, aí então é que as reclamações eram demoradas. De tanta reclamação, perdia o ânimo de falar para ela que estava cansado. Tomava meu banho e me jogava na cama.
Essa era a minha rotina.
Pensava que ao me aposentar, as coisas fossem mudar. Mas que nada. Ficou pior, não me acostumo mais ficar em casa o dia todo. Minha mulher que antes de tudo reclamava passou a implicar com tudo que faço.
Fica o tempo todo me vigiando e falando: não faça isso, não ponha os pés aqui, feche a torneira, lave o seu copo, limpe os pés quando em casa entrar e coisas desse tipo. Não me deixa sossegado nem por um instante.
Já estou cansado e sentindo saudade do tempo que passava por aqui de ônibus e me dava vontade de sentar neste banco. Estou com saudade de acordar às 5 da manhã. De chegar em casa cansado e apenas ouvir as reclamações da minha mulher.
Não sei porque a gente trabalha tantos anos, sonhando fazer isso e mais aquilo quando nos concederem a aposentadoria. E quando chega essa hora não sabemos como fazer tudo aquilo que sonhamos e planejamos por todos esses anos de trabalho.
Na verdade, moço, somos pássaros de gaiola. Se nos soltam morremos de fome ou somos apanhados por um gato qualquer, pois já não sabemos mais voar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário