quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

HORA DO BEM - O PROBLEMA DO MAL.

ACÁCIA


HORA DO BEM - O PROBLEMA DO MAL.

Na imaturidade que nos caracteriza o estágio atual, permanecemos na visão e na vivencia periférica, externa a nós, desta forma, responsabilizamos elementos do nosso entorno para justificar nossas mazelas. Até o problema do mal transferimos para uma espécie de deidade - o demônio - na ânsia de explicar nossas tentações e quedas. É mais fácil e cômodo dizer que não nos deixam ser felizes do que encarar o que o verdadeiro conhecimento espiritual nos mostra: somos nós a fonte das mazelas, a matriz dos próprios males.


A decisiva tomada de consciência de que o mal é a nossa distonia perante o equilíbrio das Leis precisa ser realizada. Até mesmo quando fatores exógenos produzem embates nas nossas existências, o fulcro a atrair estes gêneros de testes e situações somos nós. Ah, mais a carne exerce uma triste influencia sobre nós, com seu cortejo de desejos animais e paixões atormentadoras, chegam a afirmar alguns. Esquecem-se, no entanto, de fazer a seguinte indagação: e por que estamos vivendo em corpos perecíveis? Por que ainda carecemos de viver na carne, suscetíveis de todas as injunções correspondentes ao mergulho na realidade física?


Nossa adesão ao Bem, em todos os ângulos em que ele possa se manifestar é o passaporte para a ascese sublime. E a ascese passa pelo olhar internalizado, no entendimento de que precisamos fazer desaparecer os núcleos de sombras cultivados, ainda, na nossa intimidade. Sempre é hora para o bem. O problema do mal, não esqueçamos, está em nós, assim como a solução para ele. Conforme Jesus: quem tenha ouvidos para ouvir, que ouça.

Frederico Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário