segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NA MAÇONARIA



A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NA MAÇONARIA
José Castellani


A abordagem de um assunto complexo exige algumas premissas, que, embora verdades inconcussas, podem ser, muitas vezes, esquecidas, em benefício de interesses pessoais de momento.

A primeira premissa esclarece que a Maçonaria é uma Fraternidade. Ora, o substantivo feminino fraternidade designa o parentesco de irmãos, o amor ao próximo, a harmonia, a boa amizade, a união ou convivência como de irmãos. Isso leva à conclusão de que, na organização designada, genericamente, como Maçonaria, ou Franco-Maçonaria, definida como uma Fraternidade, deve prevalecer a harmonia e reinar a união ou convivência como de irmãos.

A segunda premissa afirma que a Maçonaria, como uma Fraternidade, deve ser uma instituição fundamentalmente ética. O substantivo feminino ética designa a reflexão filosófica sobre a moralidade, ou seja, sobre as regras e códigos morais que orientam a conduta humana; refere-se, também, à parte da Filosofia que tem por objetivo a elaboração de um sistema de valores e o estabelecimento dos princípios normativos da conduta humana, segundo esse sistema de valores. Sendo, a Maçonaria, até pela sua definição, uma organização ética, devem ser rígidos os códigos de moral e alto o sistema de valores, que orientam a conduta entre maçons.


Todos os códigos maçônicos ressaltam a importância dos valores éticos entre maçons, ou seja, entre Irmãos. Isso está bem evidente em disposições inseridas em textos constitucionais, as quais, com pequenas variações de Obediência para Obediência, afirmam que, entre outros, são deveres do maçom:
"Reconhecer como Irmão todo maçom e prestar-lhe, em quaisquer circunstâncias, a proteção e ajuda de que necessitar, principalmente contra as injustiças de que for alvo; Haver-se sempre com probidade, praticando o bem, a tolerância e a fraternidade humana".
E completam, destacando que:
"Não são permitidas polêmicas de caráter pessoal nem ataques prejudiciais à reputação de Irmãos, nem se admite o anonimato".


A ética, todavia, não fica restrita apenas às relações entre maçons, mas, também,, às destes com as Obediências que os acolhem, principalmente nas referências a estas, ou aos seus dirigentes, em textos escritos. Isso está bem caracterizado no dispositivo legal, que admite ser direito do maçom:


"Publicar artigos, livros, ou periódicos que não violem o sigilo maçônico nem prejudiquem o bom conceito da (do) Grande Loja (Grande Oriente)".


A par, entretanto, dessa ética de caráter interno, há aquela reconhecida em todos os meios sociais e que considera atentatórias às regras e códigos morais das sociedades ditas civilizadas, atitudes como:
1. Divulgar denúncia de fatos, sem a necessária comprovação, o que envolve difamação e calúnia;
2. Difamar e atacar pessoas, em conversas e em reuniões, sem a presença dos atingidos pelos ataques;
3. Divulgar, por qualquer veículo, o texto de cartas particulares e, portanto, confidenciais;
4. Atacar pessoas e instituições, sem lhes dar o direito de resposta no mesmo veículo e no mesmo local em que foi publicado o ataque (e esse é um direito garantido por lei);
5. Ter conhecimento de que alguém está incorrendo em atitudes antiéticas, como as citadas, e nada fazer, ou, o que é pior, ajudar a incrementá-las;
6. Aproveitar uma situação de inimputabilidade penal --- por qualquer motivo, inclusive senilidade --- para produzir ataques, difamações e injúrias contra pessoas e/ou instituições.


Atitudes antiéticas, como essas citadas, ocorrem todos os dias, na sociedade atual, principalmente em épocas de campanha eleitoral, de crises econômicas, de tumulto social ; ocorrem, também, nos meios onde a intriga e os mexericos fazem parte do ofício e trazem dividendos financeiros, como é o caso das "colunas sociais" e da mídia especilizada em futricas de rádio, televisão e teatro. É claro que ocorrem! A sociedade atual, graças ao esgarçamento de sua estrutura familiar e ao avanço avassalador da amoralidade, é, hoje, altamente antiética : a solidariedade é moeda em baixa; o respeito às demais pessoas é praticamente inexistente; o acatamento da lei e da ordem vai escorrendo pelo ralo; a deslealdade, no sentido de auferir vantagens, vai de vento em popa; quem está por cima, pisa na cara de quem está por baixo; e quem está por baixo tenta puxar o tapete de quem está por cima.


A Maçonaria, contudo, deveria dar o exemplo de moral e de ética. Afinal de contas, ela afirma, em todas as suas Cartas Magnas, que:


"Pugna pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade, por meio do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade. (...) Proclama que os homens são livres e iguais em direitos e que a tolerância constitui o princípio cardeal nas relações humanas, para que sejam respeitadas as convicções e a dignidade de cada um".


Nem sempre, porém, isso acontece. A Instituição maçônica, doutrinariamente, é perfeita, mas os homens são apenas perfectíveis. Procuram se aperfeiçoar, mas muitos nem sempre conseguem o seu intento, mesmo depois de muitos e muitos anos de vida templária, persistindo nas atitudes aéticas e antiéticas, que lhes embotam o espírito e assolam o ideal de solidariedade, de moral e de respeito à dignidade humana.


Para aqueles que pretendem, realmente, se aperfeiçoar, valem os conselhos contidos numa mensagem encontrada na antiga igreja de Saint Paul, em Baltimore, datada de 1692 :

"Vá placido entre o barulho e a pressa lembre-se da paz que pode haver no silêncio. Tanto quanto possível, sem capitular, esteja de bem com todas as pessoas. Fale a sua verdade, clara e calmamente; e escute os outros, mesmo os estúpidos e ignorantes, pois também eles têm a sua história. Evite pessoas barulhentas e agressivas. Elas são tormento para o espírito. Se você se comparar a outros, pode se tornar vaidoso e amargo, porque sempre haverá pessoas superiores e inferiores a você. Desfrute suas conquistas, assim como seus planos. Mantenha-se interessado em sua própria carreira, ainda que humilde; é o que realmente se possui, na sorte incerta dos tempos. Exercite a cautela nos negócios, porque o mundo é cheio de artifícios. Mas não deixe que isso o torne cego à virtude que existe; muitas pessoas lutam por altos ideais e, por toda parte, a vida é cheia de heroísmo. Seja você mesmo. Principalmente, não finja afeição, nem seja cínico sobre o amor, porque, em face de toda aridez e desencanto, ele é perene como a grama. Aceite, gentilmente, o conselho dos anos, renunciando, com benevolência, às coisas sa juventude. Cultive a força do espírito, para proteger-se, num infortúnio inesperado.


Mas não se desgaste com temores imaginários. Muitos medos nascem da fadiga e da solidão. Acima de uma benéfica disciplina, seja bondoso consigo mesmo. Você é filho do Universo; não menos que as árvores e as estrelas, você tem o direito de estar aqui. E que seja claro, ou não, para você, sem dúvida o Universo se desenrola como deveria. Portanto, esteja em paz com Deus, qualquer que seja a sua forma de conhecê-lo, e, sejam quais forem sua lida e suas aspirações, na barulhenta confusão da vida, mantenha-se em paz com sua alma. Com todos os enganos, penas e sonhos desfeitos, este ainda é um mundo maravilhoso. Esteja atento"!

33 comentários:

  1. Eu queria estudar, entender, a maçonaria,o que devo fazer?
    Nao é só curiosidade, acho que é uma necessidade...
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. A literatura maçônica(75.000 volumes publicados) é muito rica, pesquise nos livros e ficará maravilhado com a filosofia maçônica. Poderá, também, abordar, questionar o assunto com algum maçom que conheça e o mesmo orientará sobre seus questionamentos.
    Bons estudos e sucesso no mundo maravilhoso e virtuoso da Ordem Maçônica.
    Respeitosamente,
    Walter

    ResponderExcluir
  3. olá,como faço para estudar a maçonaria e talvez ate me tornar um maçon. obrigado.

    ResponderExcluir
  4. como faco pra comprar os livros da maconaria. estarei esperando ok. quero estudar mais afundo a maconaria... um dia quero ser 1 macom

    ResponderExcluir
  5. Ao pesquisar sobre A Maçonaria, achei muito interessante a forma que é praticada, e como fazem para mostrar as virtudes, o bem, e que não importa a religião ou o credo. Ver que ainda esse mundo tem um futuro promissor, que o homem tem sentimentos, e está sempre em busca de algo melhor...

    ResponderExcluir
  6. É verdade que a maçonaria esteve sempre por trás da burguesia?

    ResponderExcluir
  7. É verdade que todos os presidentes que afundaram o Brasil eram maçons?

    ResponderExcluir
  8. Prezado Anônimo,
    Lembre-se sempre de que: "Ser Maçom, é trabalhar por uma humanidade Fraterna, Justa e Solidária, para que a Paz seja uma realidade entre os homens, para que a Igualdade de direitos e deveres seja não só publicitada, mas realmente praticada."
    Lamento informar que os maçons dentro de Loja são identificados como irmãos e não pelos cargos que exercem no mundo profanos. Não existem distinções na Ordem se os irmãos possuem títulos academicos, se são autoridades, se são ricos ou pobres materialmente. Na verdade, o que nos irmana é o desejo da busca da Verdade e do aprimoramente moral, além do respeito mútuo e da harmonia entre si.
    A filosofia maçônica é respaldada em elevar Templos a virtude e cavar masmorras ao vício,
    ou seja, repudiar o mal e praticar o bem.
    Muita Paz
    Walter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma das melhores respostas, Ser maçom, infelizmente existam irmãos não conseguem similar os ensinamentos.

      Excluir
  9. Eu sinceramente acho machismo mulher não poder ser uma maçom....em tudo o que eu li sobre o porque da mulher não poder ser,de nada me convenceu .....acho puro machismo!!!!!Ainda mais nos tempo de hoje..
    Vai ver porque somos mais inteligentes e vcs estão com medo de algo...

    ResponderExcluir
  10. Nenhum maçom possui vicio ?

    Não há discórdia no meio maçom ?

    ResponderExcluir
  11. o meu ir:.
    fiquei encantado com seu trabalho e seu jeito de pensar ..
    sergio forneli estrela betinense 2220
    betim-mg

    ResponderExcluir
  12. sr. walter,se voces pregam o bem e a fraternidade. porque repudiam o fato de que Jesus Cristo é o caminho para todas as respostas,afinal existe fraternidade maior que entregar a própria vida para nos livrar de atribulações do mundo?

    ResponderExcluir
  13. sr. Walter,se voces pregam a fraternidade,a ordem,eo amor porque repudiam o fato de aceitar que Jesus Cristo eo unico caminho para a evolução de cada ser humano,existe fraternidade maior que entregar sua própria vida,para livrar-nos das atribulações do mundo.Está na hora de adorarmos o Deus verdadeiro,e unico.

    ResponderExcluir
  14. Sr. Rodrigo,
    A maçonaria não repudia os ensinos do Mestre Jesus, ao contrário, nós estudamos a verdadeira mensagem de Jesus e buscamos praticá-la no dia a dia. Compreendemos que só falar de nosso irmão e Senhor Jesus é fácil, na verdade, nosso objetivo é a vivência dos seus ensinamentos.
    O Pe. Antonio Vieira afirmou: "Para falar aos ventos, bastam palavras;para falar ao coração, são necessárias obras."
    A Ordem acata todas as religiões, não obstante, aquela que professarmos devemos vivenviar sua religiosidade.
    Que a Paz profunda de Jesus nos abençoe.
    Agradeço de coração o comentário.
    Fraternalemnte, Walter

    ResponderExcluir
  15. Eu penso o seguinte, pra mim oq ñ é as claras não é pra ser vista com bons olhos,se fosse uma coisa boa, mulheres e crianças seriam aceitas como são aceitos nas igrejas,afinal se é uma fraternidade, mulheres e crianças são excluídos por q?

    ResponderExcluir
  16. Querido Anônimo,
    O cientista Newton, em uma de suas reflexões nos asserverou de que: "o que conhecemos é uma gôta, e o que desconhecemos é um oceânio".
    Respeitamos todas as opiniões, não obstante, caso deseje conhecer a riqueza da Ordem Maçõnica busque estudá-la sem preconceitos, mas como um estudante ávido de libertar-se da ignorância que tanto nos separa.
    Um dos dos mais brilhantes estudioso da ciência, Louis Pasteur, foi enfático ao afirmar: "Um pouco de ciência nos afasta de Deus, muito nos aproxima."
    Na própria Bíblia sagrada nos deparamos com ensinamentos que nos encaminham ao Amor. João, o Evangelista, foi claro e peremptório quando nos disse: "Deus é Amor."
    Que possamos todos juntos Amar e divisarmos o caminnho ao Pai.
    Muita Paz! Que a Paz do Mestre Jesus nos abençoe a todos nós.
    Fraternalmente,
    Walter

    ResponderExcluir
  17. Boa Tarde Walter, meu nome é Samir e Gostaria de um contato seu, E-MAIL por exemplo; meu contato é samir_me_garon@hotmail.com, moro em Manaus AM;

    ResponderExcluir
  18. Oi sou amiga do Vinicius venho pedir a ajuda pra cirurgia dele
    para todos os que conhecem, até mesmo quem não o conhecem que
    divulguem...
    Ele esta com osteossarcoma( câncer no osso
    da tíbia), já fez quimioterapia agora falta a cirurgia, ele
    precisa fazer um transplante de tíbia.
    e uma cirurgia conservadora de membros isso é não vai precisar amputar a perna.
    Honorários
    médicos , hospital e material cirúrgico ficam no valor de R$80.000.oo
    mil reais, por favor o ajudem, se puder ajudar com qualquer quantia ele
    agradece
    banco Itaú :
    Ag: 3786
    Cont: 38597.5.624
    cristiana.
    Tel (41) 3423-0205
    cel (41)8460-6293
    OBs: a cirurgia esta marcada para Hospital Erasto Gaertner em curitiba dia 1

    ResponderExcluir
  19. Sr. Rodrigo, não sou maçom, porem gostaria de ser, tenho estudado a ordem o maximo te quenho conseguido, e tenho visto uma grande divergencia, de sua fala, tenho visto muitos "crente" cometendo erros contra o Senho Jesus, enguanto o Sr. nunca verá um maçom cometendo erros contra sua palavra, e aos que disseram que a ordem é as escuras, concertesa é para que o comportamento imundo de alguns, não contamine a mais pura maçonaria, por tanto o que esta guardado que se mantenha.
    e tenho dito isso pois como disse um grande sabio "O que fizemos por nós, morre com nós, oque fizemos pelo mundo, permanece e é imortal" Albert Pike.

    ResponderExcluir
  20. é verdade que quando um macom faz sua assinatura sempre coloca 3 pontos no fim?

    ResponderExcluir
  21. CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBRTARÁ.....Mateus 5:18

    Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.

    E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.

    E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo.

    Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.

    E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.

    Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.

    Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

    Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

    Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.

    E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.

    Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;

    E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

    Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.

    A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós.

    ResponderExcluir
  22. ola como fasso para ser um maço senhorr walter.
    meu nome e francisco moro em timbó santa catarina.

    ResponderExcluir
  23. sou de, piquet carneiro, e gostaria de cohecer melhor esse segmento religoso. o que faço para entrar em contato com o (s) responsavel(s)

    ResponderExcluir
  24. Quando vejo o comentário de alguns leitores, penso que a busca pela verdade está muito distante, quando na verdade com um pouco de esforço tudo ou quase tudo está bem aqui ao alcance de todos que estão faminto por conhecimento. Não podemos dar-lhes o peixe, podemos ensinar-lhes a pescar. Existe vários site maçônicos que transmitem conhecimentos a respeito da Ordem. Buscai tudo o que quer e acharas.

    ResponderExcluir
  25. no soy brsileiro soy uruguayo /la mazonaria para entenderla tendriamos q ver pq se origino y para q fines ,he escuchado mucha gente decir q quiren ser mazon solo pq es una misteriosa de la cuales hacen parte grandes hidolos y personages de la alta sociedad muy pocos se toamn el trabajo de saber si en realidad le va ser bien entrar .
    Por lo poco q me he informado de la mazonaria es un grupo de personas reunieron y hicieron una dotrina de vida con reglas diveresas para vivir la vida de la mejor forma , y fue criando adeptos por todo el mundo

    ResponderExcluir
  26. maçonaria é coisa do diabo sim ou não?
    é coisa de deus sim ou não?

    ResponderExcluir
  27. Senhor Walter pra eu ser maçon preciso faser o que ?
    e e verdade que pra virar maçon preçisa da o filho primogenito como garantia a satanas??

    ResponderExcluir
  28. A MAÇONARIA É UMA SEITA E ISSO É CLARO.
    NÃO PERMITIR A ENTRADA DE MULHERES E CRIANÇAS... ISSO É FRATERNIDADE..
    ESSAS SEITAS QUE POR TODO MUNDO CIRCULAM USAM DE PALAVRAS BONITAS E INTELIGENTES PARA ILUDIREM PESSOAS FRACAS E SEM FÉ.
    DEUS E JESUS CRISTO ACIMA DE TUDO QUE HÁ NA TERRA.. ELES SÃO SALVADORES REALMENTE..
    NÃO SERÁ COM PACTOS DEMONIACOS , COM DEMOSNTRAÇOES SATANICAS QUE NINGUEM SERÁ SALVO UM DIA.

    SR. WALTER, QUE DEUS ABRA SEUS OLHOS PARA QUE VC O ACEITE COMO SEU UNICO SALVADOR.
    POIS NOS ENSINAMENTOS DELE É PREGADA A FRATERNIDADE REAL, ENTRE TODOS OS SERES HUMANOS.

    QUE DEUS ESTEJA COM VOCE..
    AMEM..

    ResponderExcluir
  29. Quanta ignorâcia!!
    Primeiro que para ser maçom não se escolhe, para ser maçom vc é escolhido!!!
    A maçonaria não é religião e nem seita gente, mas uma sociedade fraterna em busca de um mundo melhor!!
    Quem não conhece, antes de falar mal, espere ser escolhido, isto é, caso tenha todos os presupostos para isso!!

    ResponderExcluir
  30. Na maçonaria vc é escolhido!!!
    não é religião e nem seita gente, mas uma sociedade fraterna em busca de um mundo melhor!! Para os maçons!!! kkkkk

    kkkk vc já viu pobre maçon kkkkk
    kkkk sem posses kkkk ñ tem como ser maçon kkkkk

    ResponderExcluir
  31. Ola Walter Sarmento, gostaria de um contato seu, se puder me manda um e-mail cujo eu possa responde-lo. esse é meu e-mail luiz.c94@hotmail.com
    Ficarei grato com sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu e-mail: waltersarmentosa@yahoo.com.br
      Fraternalmente,
      Walter

      Excluir