sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A SEMENTE DA VERDADE

A SEMENTE DA VERDADE

Um imperador precisava achar um sucessor. Como não tinha filhos nem parentes decidiu chamar todas as crianças do reino e uma delas foi Thai.


Thai era excelente jardineiro e toda planta que tocava crescia forte e viçosa.

Reunidas as crianças, o imperador entregou-lhes algumas sementes para que cultivassem por um ano e seu trono seria daquele que trouxesse a mais bela flor.

Thai plantou a semente com carinho e dedicação mas, por mais que se esforçasse a semente não brotava.


Fez tudo o que podia, mas nada adiantou, e no dia da apresentação Thai não queria ir ao palácio, mas seu avô aconselhou:


Você é honesto. Vá até o imperador e diga a verdade. Não se envergonhe. Devemos sempre agir com honestidade, buscando a felicidade, sem que a nossa alegria faça alguém infeliz.

Então Thai foi até o palácio e chegando lá viu que todas as crianças traziam consigo belíssima planta, mas viu também que o imperador olhava cada uma delas sem nenhum contentamento.

Chegando a sua vez Thai não se conteve e começou a chorar. Com a cabeça baixa mostrou o vaso ao imperador e pediu-lhe perdão, pois por mais que se esforçasse a semente não brotou. Então o imperador falou-lhe:

— Não se envergonhe criança, você fez o certo. SUA GRANDE VIRTUDE FOI DIZER A VERDADE. Eu havia queimado todas as sementes, portanto nenhuma poderia germinar.


— Você foi o único que de fato plantou a semente da verdade.


“Algumas vezes a verdade não é tão bonita quanto uma flor, mas precisamos encará-la com coragem para vencer os grandes desafios”.

Extraído de ( F u n d a ç ã o E d u c a r D P a s c )
barbarabompan@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário