sábado, 16 de fevereiro de 2019


O Tronco de Beneficência

Tronco é o ato de recolher. O mais nobre gesto de exemplo de nossos mistérios, aqui em nossa oficina depositamos muito mais do que medalhas cunhadas, depositamos ali um pouquinho de nossa energia, o pouquinho de luz que temos, as vezes algum irmão pode entrar na loja sem um óbulo (pequena moeda) qualquer, pelo simples fato de receber essa energia e levar para junto de seu lar e sua família. As medalhas cunhadas são de certa forma abençoadas já a cada passar sistemático do nosso ritual, e aos necessitados que a receberem se vai um pouquinho desta luz. O verdadeiro Maçom não perde sua essência já depois de tanto tempo de caminhada, se faz necessário ajudar aos menos favorecidos, assim que tocar seu coração.

O Tronco de Beneficência jamais deve-se retornar vazio, aqueles que não a preencheram com medalhas, devem depositar simbolicamente ali a gratidão por hoje ter mais condições do que ontem, pois a Gratidão é a virtude das almas nobres. A beneficência é um dos deveres de todo Maçom, é nobre! Nossas reuniões servem para recarregarmos nossas energias desgastadas nas atribulações do cotidiano. Pode-se observar uma boa harmonização, quando as velas dos altares se consomem por igual. Durante nossa juventude como aprendiz é época de se buscar a sabedoria, já na velhice é boa época de se praticar, sejamos bons e depois seremos felizes, ninguém recebe o prêmio sem primeiro fazer por isso.

Tronco é o ato de recolher. Que se faz através de um saco ou bolsa e seu produto é a medalha cunhada, também conhecida por óbolo (pequena moeda). tr.·. benef.·. ou tr.·. da  viuv.·. trata-se de uma bolsa oblonga que o irmão hospitaleiro ou quem o substitui, faz circular, sistematicamente em todas as reuniões maçônicas, sejam cerimoniais ou administrativas, para colher dos presentes seus donativos destinados a socorrer aos necessitados.

Autor: Ir.·. Robson Joaquim dos Santos

- ARLS -UMUARAMA, Nº 1621- Rua da Maçonaria, 31, Osasco – SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário