domingo, 10 de fevereiro de 2019


Maçons, os Filhos da Luz
VM Sergio Souto - Ben. Aug. e Resp. Loja Simb. Tolerância e Fraternidade Nº 128

 A luz como elemento dissipador das trevas. No dizer de Rizardo Da Camino, "Onde houver luz, os caminhos serão claros, iluminados e sem obstáculos. É sinônimo de verdade, sabedoria, liberdade, conhecimento e redenção". Em todas as filosofias e religiões a luz significa a presença divina. Temos a luz física, medida a sua velocidade, pesada e analisada em seus mínimos detalhes, porém, paralelamente, há a luz interior, invisível, porém de maior potencialidade que a luz visível. Essa luz interior é a parcela espiritual que ilumina o homem. Portanto, luz significa o que foi criado. Os filhos da luz são os maçons, porque eles são os filhos da verdade, "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará", disse o divino Mestre.

O dia de hoje é dedicado aos maçons de todos os quadrantes. A data é festejada em todas as Obediências agradecendo ao Supremo Criador por graças recebidas e ao mesmo tempo pedindo forças para que a obra maçônica tenha continuidade em favor da humanidade, do Bem Eterno. A Ordem zela pela liberdade do ser humano. Mas faz um alerta: nada mais perigoso que esse conjunto de nove letras, porque frequentemente, em nome da liberdade, cometem-se os mais hediondos crimes.

A liberdade exige um conjunto de ações complementares; uma falsa liberdade oprime e desajusta, desequilibra e desilude. Como exemplo bem atual, temos as constituições dos países que se proclamam livres e que inserem no texto que "todos são iguais", com as mesmas oportunidades, o que não é exato.

Nem toda a população em idade escolar pode usufruir do ensino; nem todos os enfermos, recebem as necessárias atenções médicas; nem todos que desejam trabalhar,conseguem emprego; o lazer e a diversão não são distribuídos equitativamente; a igualdade fica na dependência das cifras governamentais que sempre alegam falta de recursos financeiros; O resultado prático é que muitos mal e mal conseguem subsistir porque ganham somente para a escassa alimentação, não podendo fazer parte do maravilhoso preceito constitucional de igualdade!

Mas, no Dia do Maçon vale sugerir a obra de Christian Jacq sobre a aventura espiritual daquele que foi um dos maiores gênios da História: Wolfgang Amadeus Mozart. Aos maçons em seu dia, homens livres, devem apreciar a verdadeira conquista de serem maçons e contribuir para que todos seus semelhantes alcancem a ampla liberdade desejada e dela possam usufruir com a sempre necessária responsabilidade.

A liberdade é um direito, mas também é uma bênção. Livre e de bons costumes é a característica basilar do maçom sendo sua obrigação fazer jus a esses princípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário