domingo, 11 de março de 2018


Em pauta: A Maçonaria

 


Uma seita?

É do Bem?
Uma religião?
O que cultuam?
Como é constituída?
Quais seus princípios?
O quem tem de secreto?

Muito se houve falar sobre a Maçonaria, muito se pode ler na internet sobre ela. Contudo ao se estudar e se aproximar de alguns Maçons e ao observa-los podemos deslumbrar e desmistificar algo que parece tão obscuro para aos mais leigos no assunto.

Na verdade a MAÇONARIA É UMA INSTITUIÇÃO, com fins filantrópicos. Logo não é nada de seita, religião ou algo misterioso. Muito pelo contrario, do que o povo desinformado costumado falar. Ela é uma Instituição alicerçada em projetos sociais para humanidade, e tem como grande fundamento a união familiar. Outro ponto forte entre os seus irmãos (como são chamados os membros da instituição) é proliferar a verdade, honestidade, o caráter e o trabalho honesto e filantrópico na humanidade. Outra base dos Maçons é procurar tornar os homens melhores e desenvolver a fraternidade. Seus membros pagam uma anuidade, e a instituição promove eventos para prover verbas como; jantares e coisas similares para ajudar nos seus custos operacionais. Ninguém recebe salário dentro da Instituição, somente os funcionários, que muitas vezes nem irmãos da Instituição são.

A Maçonaria é uma Instituição Milenar, não tem credos, não tem relegião, não fala mal de pessoas ou seitas, relegião ou governos e nem combate ou faz oposição a nenhum credo. Pelo contrario respeita todos. Todos os seus membros (irmãos) são de múltiplas crenças. Entre eles tem de tudo em qualquer lugar do mundo; muçulmanos, xiitas, budistas, umbandistas, crentes, judeus, adventistas, batistas, luteranos, testemunha de Jeová, católicos, protestantes, mórmons, etc. Todos são iguais dentro da Maçonaria.

Os Maçons tem como livro sagrado a bíblia e acreditam em Deus e respeitam todas as outras fontes de adoração divina sem entrar em conflito com nenhuma. Outro fator marcante e como a fé de seus irmãos é tradada em suas reuniões. O responsável pela Loja o Venerável Mestre tem o dever de preservar a crença de todos os presentes na reunião, e deixam expostos nas durante todo tempo nas suas reuniões os livros sagrados de todos os seus irmãos presentes, todos ao lado da bíblia, sejam eles alcorão, bíblia verde, etc..

· Entenda melhor a Maçonaria local:

Em Massachusetts tem mais de 230 Lojas Maçônicas.

Qual a constituição hierárquica de uma Loja, seus pilares, seus líderes?

· Venerável Mestre – Autoridade Máxima de Loja

· 1 Vigilante– Tipo um vice-presidente da Loja

· 2 Vigilante– Tipo um segundo conselheiro da Loja

· Tesoureiro –Responsável pela parte financeira da Loja

· Secretário –Responsável para manter os registros e atas em dia da Loja

Depois destes tem outros cargos que compõem a Loja, que poderíamos classificá-los para que todos entendam melhor de‘segundo escalão’. O Venerável Mestre, 1 Vigilante, 2 Vigilante, Tesoureiro, Secretário, e todos os cargos abaixo deles tem uma gestão de um ano na Loja. Após isso é feita reunião especial que tem como objetivo fazer uma nova votação entre os irmãos da Loja para escolha do novo Venerável Mestre e de seu corpo administrativo. Qualquer irmão que se sentir habilitado pode concorrer a qualquer função na Loja. Quem ganhar na votação assume a função ao qual se candidatou. Todo o Venerável Mestre de uma Loja depois de deposto assume a função tipo de um intelectual da Loja, um conselheiro de peso, que pode ajudar e aconselhar em qualquer função na loja, pela sua experiência. Todas as lojas de MA, estão ligadas a Grande Loja Central que fica no Centro de Boston na Tremont St. O responsável por todas as lojas de MA hoje é o ‘Grand Master Richard F. Stewart’.

Na Maçonaria só os homens podem se tornar membros (irmãos) da Instituição. Entretanto as mulheres tem um papel fundamental, pois a família é base da Instituição e seus maridos só são aceitos se elas aceitarem que eles participem das reuniões da Loja, para isso são consultadas e entrevistadas por alguns irmãos que avaliam e abonam a entrada de novos irmãos na Instituição. Todo o novo membro da Loja necessariamente precisa ser apresentado por um irmão da Loja, e caso ele for aceito na Instituição, este o acompanhara nos seus primeiros passos dentro das reuniões e vai ajuda-lo em tudo dentro da Loja. Literalmente é como se fosse um padrinho dele.

De secreto como muitos falam não tem nada. Entretanto existem alguns simbolismos próprios, vestimentas dos irmãos (membros) em suas reuniões, que praticamente não faz sentido para quem não conhece a Instituição e o que eles representam e por isso não são proliferados para os não membros.

· Brasileiros implantam a primeira Loja dos Maçons bilíngue Português/Inglês em MA

A cidade de Malden tem a única Loja de MA que tem reuniões em Português e Inglês aprovadas e autorizadas pela Grande Loja e aprovada pelo ‘Grand Master’ em MA. Ela teve origem depois dos projetos dos irmãos brasileiros com apoio de muitos outros irmãos americanos que participaram e acompanharam o curso do ‘Masonic Institute Leadership’ curso ministrado pela Grande Loja de Boston gestão 2007/2008 que tem em média 1 ano de duração. Neste curso os irmãos inscritos aprendem como administrar, gerenciar, conduzir uma Loja Maçônica, entre outras coisas, o curso é coisa do tipo uma graduação de grau dentro da Instituição.

Um dos destaques formado na gestão 2007/2008 foi o brasileiro, paulista oriundo da cidade de Santo André, Paulo de Tarso. Ele é casado tem 2 filhos e dois netos, toda a sua família esta e vive aqui em MA. A história de Paulo aqui nos USA começou em 1997, quando veio pela primeira vez passear com sua família nos USA e ficaram 41 dias rodando e visitando 8 estados americanos, ali naquela época nasceu o desejo de alguns membros de sua família de um dia morar nos USA. Em 2000 ele tornou o sonho familiar uma realidade e se mudou com todos para os USA, mais especificamente para Boston. Em 2000 um pouco antes de mudar para USA se tornou um Maçon em São Paulo. Hoje mora em Somerville, tem uma empresa de guincho de carros.

Voltando ao ‘Masonic Institute Leadership’ no final do curso todo o aluno para receber o diploma de grau tem que apresentar tipo um trabalho conclusão que é avaliado pelos professores. Paulo ganhou destaque por seu trabalho de conclusão e se destacou entre os demais e passou com louvor. A partir daí surgiu à ideia de formar uma Loja em português para fortalecer os laços da comunidade brasileira com a Maçonaria. E o sonho se tornou realidade em 2009.

Hoje em Massachusetts tem 3 brasileiros atuando como Venerável Mestre, cabeças de Lojas, mas a única Loja com autorização para realizar reuniões bilíngue português/inglês é a da cidade de Malden onde Paulo de Tarso foi eleito neste ano 2012 como o 4 brasileiro Venerável Mestre da Loja.

Sua Loja se chama ‘The Independence Lodge’ que fica na 142 Pleasant St., Malden, MA, 02148. Esta loja tem hoje aproximadamente tem irmãos 26 brasileiros e mais 26 irmãos americanos como membros. Ela foi fundada neste ano em 2012.

Os pilares da Loja para esta quarta gestão que começou em 7 de setembro de 2012 e vai até agosto de 2013 são:

· Venerável Mestre – Paulo de Tarso

· 1 Vigilante– Paulo A. De Oliveira

· 2 Vigilante– Sergio Asis

· Tesoureiro –Giovane Minatelli

· Secretário –Maurício Filho

As reuniões na ‘The Independence Lodge’,Malden são realizadas nas segundas quintas-feiras do mês com inicio normalmente às 19hs.

· Atividades da Loja ‘The Independence Lodge’, Malden para segunda quinzena de outubro/2012:

Doação de Sangue dia 17 de outubro

Objetivo ajudar a American Red Cross a reforçar o seu banco de Sangue. O local será sede de bombeiros de Malden, que fica na Jack St. O evento começa às 14hs e vai até 19hs, todos estão convidados a participar, a salvar vidas com a sua caridade e doação. Informações: 617-605-2449 - Paulo De oliveira

‘Open House’ – Dia do Esquadro & Compasso – 20 de outubro

Neste dia a Maçonaria abre todas as suas Lojas em Massachusetts inclusive a de Malden ao publico em geral. Assim todos que tiverem curiosidade de conhecer uma Loja Maçônica podem fazê-lo e se tiverem perguntas possam ir até lá e encontrar as respostas.

HBN– Comunidade – Paulo Monauer


Nenhum comentário:

Postar um comentário