quarta-feira, 7 de março de 2018


COMO PEDIR A PALAVRA EM LOJA.

 

Um Irmão de certa Loja fez um questionamento a quem devo pedir a palavra? Ele pode se dirigir a outros membros da Câmara e falar diretamente a estes? Aproveito para "engatar" agora uma questão minha: Qual é, em seu entendimento, o correto procedimento para se pedir a palavra quando esta circula pelas colunas? Já vi de tudo: Ficar de pé e à Ordem, bater nas costas da mão esquerda, levantar o braço direito como o sinal de aprovação, bater palmas e até com "psiu's". Tenho um livro que ensina que se deve bater palma e em seguida levantar o braço direito a tulo de "chamar a atenção do Vigilante". Inclusive um Manual de Dinâmica Ritualística que tenho recomenda a mesma coisa.

 

CONSIDERAÇÕES

 

No caso do REAA\ quando um Irmão em pé faz o uso da palavra ele fica à Ordem, antes, porém, nesse caso ele cumpre o protocolo de mencionar por primeiro as Luzes da Loja, em seguida e genericamente (sem mencionar uma a uma) as autoridades maçônicas se for o caso e por fim os demais presentes também na forma genérica de “meus Irmãos”.

 

Esse protocolo é uma característica do Rito e não pode se confundir com “saudação maçônica”. O ato de se mencionar alguém em se estando à Ordem não significa que literalmente esse alguém está sendo saudado. Cada ato ritualístico deve ser interpretado no contexto da situação em que ele acontece. Nesse caso generalizar o significado é algo temerário. Dados

esses comentários, vamos às questões propriamente ditas. Salvo se respondendo a uma questão específica de alguém ou mesmo dirigindo uma pergunta para alguém, quem usa a Palavra geralmente se dirige à Loja como um todo, isto é, à assembleia de Irmãos. É daí a expressão final do protocolo quando o usuário da palavra se refere por final aos “meus Irmãos”.

 

Um obreiro usando a palavra em Loja não necessita manter-se estático com a sua visão na direção de alguém. Com o olhar ele pode percorrer com discretos movimentos da sua cabeça orientando a sua fala nas diversas direções do recinto.

Obviamente que sim. Essa resposta está implícita no que menciona a nº 1 acima. O modo clássico e tradicional é o de bater com a mão direita sobre o dorso da mão esquerda fechada, esticando em seguida à frente o braço direito para chamar a atenção. O resto é invenção e preciosismo.

 

PEDRO JUNK

Nenhum comentário:

Postar um comentário