sexta-feira, 1 de janeiro de 2016


SINDICÂNCIA NÃO É ENTREVISTA
 
De um modo geral, há entre nós uma incompreensão da responsabilidade em se trazer ao ambiente da Maçonaria informações sobre um candidato.  O Irmão já se deu conta do que realmente significa SINDICAR? A semântica da palavra SINDICAR é a síntese da instrução maçônica para este ato:
 
SINDICAR: tomar informações por ordem superior, inquirir, INVESTIGAR. O sindicante, ou seja, o investigador tem a obrigação de ir atrás da informação ou da sua confirmação. A palavra investigação provém do latim (in + vestigium) que significa “ir atrás de pegadas”, ”seguir o rastro de alguém”. Um exemplo claro é se perguntado ao candidato se faz uso de bebida alcoólica, alguém em sã consciência acreditaria que ele responderia que seu apelido é “Paud'agua”, que bebe todas e que
chegar bêbado em casa é uma tradição de anos? O que todos nós sabemos, segundo as ENTREVISTAS feitas, é que 99,99% dos candidatos bebem socialmente. Há também o grande equıv́ oco cometido por muitos: O Venerável Mestre convoca um MM para fazer uma sindicância e lhe entrega um questionário. O Mestre Maçom pensa que as perguntas constantes no formulário são para o candidato responder. ENGANO! As respostas são orientações para o sindicante responder com base nas investigações feitas sobre a pessoa do candidato. Há sindicantes, que, por desconhecimento, cometem a irresponsabilidade de mostrar ou até mesmo entregar o formulário para o candidato preencher. Uma informação de sindicância fica incompleta quando o sindicante descobre o clube que o candidato frequenta e registra apenas o nome do clube na ficha e ponto final.
Qual a importância para a Maçonaria saber o clube que o candidato frequenta? Nenhuma. Essas informações sevem para avaliarmos o entorno de conivência social do candidato. O sindicante procura saber do candidato se ele frequenta algum clube para ir lá investigar sua conduta naquele ambiente e para com os demais sócios. Os formulários de sindicâncias que as Potências/Obediências prepararam são apenas um script básico para orientar o MM. É indispensável que cada sindicante acrescente algo e confirme a veracidade das respostas.
 
 Ir.·. Quirino
Fonte: Jornal do Aprendiz Página 12 EDIÇÃO DE JANEIRO 2016 ANO VII Nº 79: PRODUZIDO PELA ARLS AMPARO DA VIRTUDE, 0276
OR.·. PESQUEIRA PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário