sexta-feira, 1 de agosto de 2014

DIA DO MAÇOM - 20 DE AGOSTO




Exemplo de valorosos Maçons na pratica
da beneficência.
Allan ( De pé), Nonato (De bermuda),
Wanderley Moreira e Francisco (De óculos).
 
DIA DO MAÇOM - 20 DE AGOSTO

20 de agosto constitui-se em uma importante data para uma das mais antigas e respeitadas sociedades do mundo: a Maçonaria.

Comemora-se, com fugaz lembrança o Dia do Maçom, revelando atividades nos templos maçônicos que se rendem à beleza e perfeição. É o apogeu de uma luta geral tanto por uma beleza estética quanto interior, sem discrepâncias no conjunto harmonioso de paz social. O homem é um laboratório onde se processam experiências espetaculares, na sua busca incessante pelo aperfeiçoamento das ideias e por sua satisfação pessoal, mas, de tanto investigar, termina por concluir que algo deve ser melhorado ainda neste mundo de Deus.

A beleza interior é a única coisa que o tempo não pode prejudicar. As filosofias desfazem-se como areia; as crenças passam uma após outra, mas o que é belo é um prazer para todas as estações, uma possessão para toda a eternidade. O maçom dedica-se, religiosamente, à tarefa de explorar no homem o que ele tem de melhor, seu poder de fazer deste mundo um lugar melhor para se viver.

Estudo maçônico não significa superficialidade. Ele é alvo de dissecação, quase que uma obsessão pelo bem maior da humanidade: a família. Com ou sem rituais, mas com fé no Grande Arquiteto do Universo, o que se busca em meio às paredes dos templos é o direcionamento do cidadão para uma vida digna. Para que a História se torne uma ciência, as tradições vagas e sem nexo não lhe bastam.

Precisa de fatos verificados, observados, classificados e bem descritos. Portanto, a História da Maçonaria se resume ao tópico central de sua missão, quando encara o homem como fonte inesgotável de sabedoria, imbuído da vontade férrea de atingir seus objetivos, mesmo com o sacrifício da própria vida. Dezenas, quem sabe milhares de Irmãos tiveram as suas vidas ceifadas lutando por uma causa nobre, a de difundir, de propagar no universo os fundamentos da notável Instituição Maçônica, que se assentam nos princípios de Liberdade, Fraternidade e Igualdade.

No dia em que se comemora o Dia do Maçom, a esperança é de que este continue levando à compreensão de todos os homens livres e conscientes a certeza plena de que é possível se viver sem os princípios da Maçonaria, mas nunca sem praticar nenhum ato maçônico. Afinal, ser maçom é um estado de espírito, é viver em paz com sua consciência, é, essencialmente, praticar o bem à humanidade, palavra de ordem de todo bom e verdadeiro Maçom.

 Ir.·.Rui Bandeira.

Fonte: Jornal do Aprendiz, edição de nº 62, mês de agosto 2014.
Laércio Bezerra Galindo-MI-GOPE-GOB
ARLS-Amparo da Virtude, 0276  -  Or.·. Pesqueira PE.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário