sábado, 3 de maio de 2014

BOM MAÇOM




Irmão Washington Marques
 
BOM  MAÇOM

Somos todos “homens justos e de bons costumes”. Certamente, há os que não são tão justos tampouco de bons costumes. Por incrível que possa parecer, esses também são úteis dentro da Instituição. Quando um mau maçom (o oposto de bom) é bem identificado, pode ser para nós um exemplo claro daquilo que não podemos ser. Ele passa a significar para nós um sinal do caminho a não ser trilhado. Mas há o mau maçom (oposto de bem), que não podemos tolerar. Este, sim, é um profano de avental a difundir a maldade dentro e fora do nosso meio. Não é difícil identificá-lo.

Uma característica comum de seu comportamento, entre tantas, é FALAR MAL DOS IRMÃOS.

Preste a atenção: normalmente são aqueles “grandes amigos”, que ligam para saber como você vai mal se interessam pela sua resposta e logo começa a desenrolar o novelo da maledicência.

Seus argumentos são recorrentes e previsíveis: Falam que a Loja esta perdida, que o Irmão tal é traidor, que determinado grupo está mandando e desmandando, que estamos cercados por

incompetentes... Em seguida, faz um segundo de silêncio estratégico e se diz preocupado. Mais um segundo de pausa e logo sugere “pelas beiradas” que ele é a solução desse mundo caótico. Sob certo ponto de vista, quando isto acontece é muito produtivo “Quando José fala de João, sabemos mais de José do que de João!” Se ocorrer essa situação com você, escute atentamente o Irmão e vá refletindo se tal atitude é justa e de bom costume. Com certeza, o Irmão aprenderá o que realmente não deve ser feito por um bom Maçom. O BOM MAÇOM possui três características que o identificam claramente: VIRTUDE – BONDADE – HONRA. A Virtude, compreendemos muito bem. Afinal, é uma disposição da alma para a prática do bem. A Bondade possui dois lados que devem se manifestar em conjunto. Não pode ser compreendida apenas como uma ação concreta; mas também como uma disposição interior permanente em fazer o bem (benevolência), sempre vigilantes de que não podemos ser agentes do mal. Mas é a Honra a grande característica do bom Maçom. Uma das instruções recebidas em Londres, na semana passada, era exatamente a compreensão maçônica de que honra é a nobreza de alma, magnanimidade do espírito e desprezo à maldade. Conduta e integridade = malho e cinzel. Estas características, embora tão proclamadas em todas as sociedades, encontram-se, via de regra, banidas por seus membros.

Mas, na Maçonaria há que ser diferente! OS BONS MAÇONS SÃO DIGNOS CAVALHEIROS, CUJO CORAÇÃO É A SEDE DA VIRTUDE, DA BONDADE E DA HONRA.

TFA

 Ir.·.Quirino

Fonte: Jornal do Aprendiz, página 8, edição de maio 2014.

Postado na internet pelo Irmão Laercio Bezerra Galindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário