segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Visão: a chave para uma carreira de sucesso!

Walt Disney

Visão: a chave para uma carreira de sucesso!


Um dia, Walter um dos empresários de maior sucesso da humanidade, estava em sua empresa na Flórida, sentado em um banquinho no meio do mato, e um dos seus funcionários perguntou:

- Mr. Walter, por que o senhor está sentado no mato?
Ele disse:
- Olha, olha aquela montanha!
- Que montanha? Mr. Walter, não existe montanha na Flórida!
- Filho, olhe, você está vendo aquela montanha?
- Mr. Walter, acho que o senhor precisa descansar.

O jovem voltou ao escritório e disse aos funcionários:
- Preciso de ajuda, Mr. Walter não está bem, vamos levá-lo ao hospital. Ele está vendo uma montanha aqui na Flórida.

Quando chegaram, Mr. Walter não estava mais lá. Ele estava no escritório desenhando. Eles olharam e disseram:
- Mr. Walter, o senhor está bem?
- Sim, estou! Chame alguns engenheiros, alguns arquitetos e vamos construir essa montanha.

Eles pegaram aquela folha de papel e foram pesquisar. Quando terminaram, Mr. Walter havia morrido.

No dia da inauguração, um jovem disse as seguintes palavras:
- Esse é um dia de alegria e também um dia de tristeza. É um dia feliz porque temos pela primeira vez uma montanha maravilhosa dentro da Flórida, mas também é um dia triste porque Mr. Walter, Mr. Walter Disney não pode ver a montanha construída. Como ela é linda! Mas nós estamos tão orgulhosos por sua esposa estar aqui. Vamos dar as boas-vindas a Senhora Disney.

E a Senhora Disney chegou, já velhinha, olhou a montanha, olhou o jovem e disse:
- Você disse que o meu marido não viu a montanha, e eu tenho a obrigação de corrigi-lo. Meu marido viu essa montanha anos atrás, vocês é que finalmente a estão enxergando.

Para compreender a visão e de que modo ela passa a fazer parte da vida de um bom líder, entenda o seguinte:

Visão vem do coração:

O maior dom que Deus deu para o homem não é a vista, mas sim o dom da visão, por quê? Ver é uma função dos olhos, mas a visão é uma função do coração. Seus olhos são limitados pela sua vista, mas a visão do coração não tem limites, a não ser a sua própria imaginação. Seus olhos te limitam no presente, mas a sua visão abrange todo o seu futuro.

Então, o que é visão? Visão é a capacidade de ver além daquilo que seus olhos podem ver. Você não foi criado para ser guiado pelos seus olhos porque os seus olhos vêem apenas o que é, mas se você viver pela sua visão, a sua visão vê o que pode vir a ser.

Então, qual a diferença de visão ou ilusão? A diferença está nos planos. Se você visualiza algo na sua mente e não tem planos para trazer à existência, será uma ilusão e nunca uma visão. Vale a pena lembrar a frase de Joel Barker, “Uma visão sem ação é somente um sonho, uma ação sem visão é passatempo, uma visão com ação transformará a sua vida”.

Visão, permaneça nela:

O líder que não passar por provações e experimentar alguns fracassos, permanecerá sempre do mesmo jeito. É importante ter bem claro a diferença entre fracassar em um projeto e fracassar na vida. Falhar num projeto é uma coisa; ser um fracasso como líder é completamente diferente. Quantas pessoas você conhece que já passaram por várias dificuldades em seu caminho para chegar ao sucesso? Veja alguns exemplos:

Thomas Edson – Fez mais de 1.000 tentativas até descobrir a lâmpada, e hoje não nos imaginamos sem ela.
Michael Jordan – Errou mais de 9.000 arremessos e perdeu mais de 300 jogos, e se tornou o maior jogador de basquete dos últimos tempos.
Santos Dumont – O 14 Bis tem esse nome porque precisou construir, num período de oito anos, 13 balões que não deram certo. A ousadia de Santos Dumont o fez famoso no mundo todo.

O seu sucesso é resultado de várias tentativas. Muitas vezes pensamos que fracassos não combinam com sucesso. Mas é aí, exatamente aí que você irá se aperfeiçoar. Mantenha-se firme na sua visão e tenha certeza de que após algumas derrotas virão grandes conquistas.

Visão e ética caminham juntas:

Hoje, nosso mingau de aveia fica pronto em 60 segundos, nossas fotos podem ser reveladas em 60 minutos e nossas casas podem ser construídas em 60 dias. Vivemos numa cultura em que é costume conseguir o que se deseja quase instantaneamente. Não estamos mais acostumados a esperar qualquer coisa, nem mesmo um hambúrguer.

Conheço jovens líderes que desejam subir a escada do sucesso. Muitos deles, porém, querem saltar logo para o topo. Esses jovens “ambiciosos”, no sentido negativo da palavra, não pensam em subir a escada degrau por degrau, mesmo sabendo que isso fará com eles cresçam como profissionais.

Você sabe por que as 500 maiores empresas da revista Fortune pagam salários enormes aos seus principais executivos? Porque elas sabem que, mais importante que a capacidade de liderar de um homem, é o seu caráter, que faz a diferença. A história está recheada de exemplos negativos de liderança, Hitler, Bin Laden.

Nestes casos, vale lembrar a célebre frase de Albert Einstein quando lançou um desafio para um grupo de jovens cientistas, dizendo: “Cavalheiros, procurem se tornar não homens de sucesso, mas sim homens de valor”.


Prof. José Menegatti é conferencista em Liderança, Vendas e Motivação. Administrador de empresas, pós-graduado em Produtividade e Qualidade Total, MBA em Gestão Empresarial. Coordena o projeto Sem@nal, uma newsletter motivacional gratuita com grande sucesso no Brasil e Exterior, com assinantes na França, Japão, Alemanha e Portugal. Entre seus produtos estão: o Livro “Desperte seu Potencial Emocional”, CD Motivacional “Marcado para Vencer”, e o DVD “Campeão de Vendas”. A cada palestra, o Professor Menegatti vem conquistando platéias de Norte a Sul do País.


“Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade.”

Walt Disney



Nenhum comentário:

Postar um comentário