quarta-feira, 22 de maio de 2019

A MARCHA DO APRENDIZ

A MARCHA DO APRENDIZ
Ir∴ Moisés de Jesus Almeida Rocha
São Paulo, 12 de Abril de 2002.

Técnica Maçônica adotada nos três graus simbólicos para o candidato à perfeição avançar do Ocidente para o Oriente, isto é, das trevas para a luz, do mundo objetivo dos sentidos para o mundo subjetivo do espírito.

Em cada passo e cada grau se opera um avanço maior do que o precedente, e sempre se inicia a marcha com o pé esquerdo, o mais próximo do coração como a indicar que toda atividade e progresso do Maçom devem inspirar-se e basear-se na Lei do Amor, a mais poderosa força do Universo.

Marcha do Aprendiz – Compreende três passos de longitude desigual, e cada passo juntando os pés em ângulo reto. Simbolizam as três qualidades morais que têm de caracterizar a conduta do Aprendiz: Retidão, Decisão e Discernimento e cujo desenvolvimento lhe aumenta gradativamente as capacidades.

A Marcha simboliza a vida em suas três etapas: infância, juventude e velhice.

Também tem o significado da ferramenta essencial do Maçom: a régua, e por isso é feita em linha reta e com seu próprio significado.

A Marcha, no Grau de Aprendiz, efetua-se em três passos iguais, e retilíneos, ficando os pés em Esquadro, figurando a Jóia do 2º V∴, isto é o Prumo ou a Perpendicular.

No Rito Escocês Antigo e Aceito, a Marcha começa com o pé esquerdo e no Rito Moderno com o pé direito.

O Esquadro formado com os pés simboliza a retidão da conduta, sobre o caminho retilíneo que segue todo Maçom.

A Marcha do Aprendiz é indecisa, executando-se passo a passo, significando que a progressão em direção a Luz só é obtida após esforços e prudentemente ampliados.

Pelo fato de sua ignorância nativa, o primeiro passo é um ensaio.

Pela imperfeição da linguagem, o segundo passo do Aprendiz assinalará a prudência.

Finalmente o terceiro passo é realizado com toda a atenção, pois neste momento, o Aprendiz encontra-se em situação de ver a Luz, segundo as suas faculdades.

As opiniões simbolistas sobre a Marcha do Aprendiz são muito variadas, contradizendo-se até.

Para uns, os três passos da Marcha com os pés em Esquadro simbolizam a Primavera do ano, a qual corresponde a infância do Neófito.

Para outros simbolizam os dotes que devem distinguí-lo: Sabedoria, Força e Beleza, sendo o emblema das três grandes fases da sua iniciação: Nascimento, Vida e Morte...

Há várias maneiras de se fazer a Marcha do Aprendiz:

1. O Aprendiz parte com o pé esquerdo com o qual ao juntar-lhe o pé direito, forma o Esquadro, numa marcha natural entrecortada. É a mais comum.

2. O Aprendiz faz os mesmos passos, porém arrasta o pé direito até encostá-lo ao pé esquerdo para formar o Esquadro.

3. O primeiro passo é pequeno, o segundo passo um pouco maior, e o terceiro maior ainda. É usado em certas Obediências francesas e simboliza o progresso que o Aprendiz consegue ao avançar para o Oriente.

Pesquisa – Comentários ao Ritual de Aprendiz - Nicola Aslan - Editora Maçônica – “A Trolha”

Dicionário da Maçonaria. Seus Mistérios, Seus Ritos, Sua Filosofia, Sua História - Joaquim Gervásio de Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário