sábado, 17 de novembro de 2018


BREVIÁRIO MAÇÔNICO - PORTA

Um Templo Maçônico possui apenas a Porta de entrada colocada na parte ocidental da Loja permanece constantemente vigiada por dentro pelo Cobridor Interno e, do lado de fora, pelo Cobridor Externo.

Quando a Loja está em recesso, a porta permanece fechada; somente é aberta para as reuniões nos horários estabelecidos; abre-se para que os Irmãos entrem e saiam, portanto é aberta unicamente duas vezes.

Durante o cerimonial de Iniciação, a porta é aberta mais uma vez para o ingresso do iniciado; todavia, o certo seria que houvesse desde a Câmara das Reflexões até o interior do Templo, uma passagem direta.

Diz-se que a Loja está a coberto quando a porta estiver fechada, isso no sentido material; “estar a coberto” significa, porém, que no Templo está presente o Grande Arquiteto do Universo, com seu poder protetor que a todos “cobre”.

O mês de Janeiro, derivado de Janus, o poderoso deus da Mitologia, significa ”porta”; janeiro é a porta do ano.

No sendo espiritual, Jesus, o Cristo, foi considerado, porque assim se autodenominava, a “porta”, significando que somente por ele o ser humano alcança o Pai, ou seja, o Reino dos Céus. A Maçonaria Cristã admite a presença de Jesus, em todos os sentidos: histórico, espiritual e pessoal.

A mente humana é a porta para os mistérios da  Natureza.

Ir.·. Rizzardo da Camino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário