terça-feira, 9 de janeiro de 2018


BREVIÁRIO MAÇÔNICO - O PRUMO

Trata-se de um instrumento indispensável na construção (alvenaria ou artefatos diversos de pedra, madeira, plásticos etc.), uma vez que a verticalidade da obra é que lhe dá a estabilidade; um muro fora de Prumo terá a tendência de ruir.

Na vida, devemos construir dentro do Prumo; qualquer desvio será prejudicial, em todos os sentidos, inclusive o moral. Jeová dissera: “Eis que porei um Prumo entre meu povo”; logo, não erraremos em afirmar que na vida é a representação divina; um instrumento que nos faz cumprir a trajetória a nós determinada; somos livres, sim, porém enquanto manejamos o Nível e o Prumo, que são condições para vencer qualquer obstáculo e contornar qualquer empecilho.

O Prumo caracteriza a função do Primeiro Vigilante; é ele que o usará para nos corrigir durante a jornada encetada. O maçom que titubeia quanto ao uso do Prumo deve buscar o seu Vigilante e com ele aconselhar-se para que haja equilíbrio e retidão em sua obra. O Prumo pode ser manejado por nós, como pode alguém manejá-lo em nós; se o usarmos adequadamente, será dispensado o auxílio de quem tem o dever de nos “aprumar. “

Ir.·. Rizzardo da Camino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário