terça-feira, 25 de julho de 2017


O TRONCO DE SOLIDARIEDADE

 

Consulta: O Tronco de Beneficência pode ser utilizado para doação a uma Loja coirmã que solicitou através de prancha a doação de um Tronco para reforma de seu templo?

 

Considerações: Historicamente o Tronco de Beneficência maçônica é destinado às obras de caridade da Loja. O próprio título já indica o ato de fazer caridade – nesse caso, aos carentes. Tronco para construção de Templos não está de acordo com a finalidade e a tradição da filantropia desse procedimento. Ora, se uma coirmã desejar auxílio para essa finalidade, existe outros meios para pedir ajuda e não através de uma coleta na bolsa, cuja função tem significado alegórico próprio. A origem dessa postura e circulação nos ritos maçônicos de origem francesa está no passado medieval quando na porta das Igrejas um personagem religioso com uma grande bolsa a tiracolo colhia doações para ajuda aos necessitados. Por influência da Igreja, alguns ritos fazem a circulação e coleta, cuja postura do Hospitaleiro imita a antiga bolsa do esmoler ou hospitaleiro. Note que isso nada tem a ver com doações para construção de Templos.
 
Em Maçonaria o vocábulo Tronco é prática francesa já que ela é tomada também como caixa de esmolas, tais como as colocadas à entrada das igrejas francesas, onde nelas se lê simplesmente a palavra “Tronc”. Assim, é nesse sentido que o termo é usado primitivamente pela Maçonaria como o Tronco da Viúva (os maçons são os filhos da viúva), cujo “tronco” é designado à solidariedade em favor dos necessitados.

 

Irmão Pedro Juk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário