sábado, 15 de outubro de 2016


Lealdade Maçônica

Nesta peça de Arquitetura gostaríamos de transcrever um pouco sobre a “Lealdade Maçônica” que nos é sempre cobrada, posso dizer que encontrei dificuldade pelo fato de estar escrevendo sobre princípios como a índole e atitudes de vida.

No dicionário profano encontramos a definição de LEALDADE como:
Sinceridade, Dedicação, Fidelidade, Qualidade ou caráter leal.

Já no dicionário maçônico encontramos a seguinte definição:

“A lealdade é um atributo maçônico virtuoso exigido pelo grupo”. A tolerância decorre da lealdade. Será leal o observador dos preceitos maçônicos. Os juramentos maçônicos nada mais são que incentivos à lealdade, tanto para com os Irmãos como para consigo mesmo, para com o Criador, para com a Pátria, para com a família e com todos os semelhantes.

A lealdade arrasta muitas outras virtudes. Desperta-as e as fortalece como a sinceridade, a fidelidade, o amor, o carinho e a piedade, enfim, enfeixa um universo de bons propósitos e, o homem torna-se um ser útil à humanidade, a sociedade e a família.

Quando nos tratamos de Irmãos em nossa Ordem esperamos que sem sombra de duvida isso possa acontecer e seria inconcebível termos Irmãos sem estas características.

Em nossa ordem antes mesmo de recebermos a LUZ, ao estarmos sendo preparado para ser iniciado nos Augusto Mistérios somos concebidos da primeira experiência desta LEALDADE.  É nos dito a porta do Templo as seguintes palavras: ”Eu sou o vosso guia, tende confiança em mim e nada receeis“ notamos que neste momento nos é dado a Confiança e a Lealdade de quem ira nos guiar.

Lembro-me como se fosse hoje o dia em que tal fato ocorreu comigo, aquelas palavras me fizeram analisar friamente naquele momento que ali existiam pessoas leais que eu poderia confiar plenamente.

Tenho observado que ainda encontramos pessoas que chamamos de Irmão que devido a sua intolerância a vaidade ou até quem sabe pela sua ignorância não podemos depositar esta Lealdade. Isso não quer dizer que são a maioria.

Encontramos sim muitos Irmãos que estão dispostos a ajudar não estou dizendo aqui na parte financeira mais seja com uma palavra amiga, ajudando a corrigir nossos erros, mais sempre com discrição e sinceridade que faz parte de um Maçom.

Questiono-me às vezes será que a Maçonaria, da Igualdade, Fraternidade Liberdade esta sendo praticada totalmente pelos Irmãos da Ordem, ou será que esquecemos do que aprendemos em nossas Lojas.

Acredito Irmão que estaríamos crescendo cada vez mais na Maçonaria, e estaríamos ajudando mais se ao invés de ficarmos falando ou escrevendo mensagens que denigrem a Ordem ou outro Irmão, possamos estar praticando uma Lealdade mutua, trabalhando cada vez mais Pedra Bruta deixando-a cada vez mais polida e valiosa.

Lembremos que a Lealdade é um atributo que vem de nós, não porque somos Maçons, mais vem de nossa índole, de nossa virtude da nossa tolerância.

Como já dissemos acima o nosso juramento maçônico nada mais é do que o fortalecimento do que somos ou nos propusermos ser ou que já éramos em nossa vida profana.

Concluindo esta peça de arquitetura pedimos a todos os Irmãos que busquem ser aquele homem justo e perfeito, sem vaidade, sem preconceitos, ser leal, tolerante e não só na vida maçônica más também em na vida profana.

Por Denilson Forato

Nenhum comentário:

Postar um comentário