quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

  


Segredo Maçônico

Venerável Mestre e a todos os meus irmãos em todos os graus e qualidades.
 
Décimo primeiro landmark: “Os maçons contribuem pelo exemplo ativo do seu comportamento são, viril e digno, para o irradiar da Ordem no respeito do segredo maçônico
 
Sabemos que o “segredo maçônico” nunca teve a intenção de encobrir tramas ou actividades ilegais e, hoje, limita-se aos rituais internos, à interpretação dos símbolos e, principalmente, aos sinais de reconhecimento que a não serem secretos, não o seriam. Sobretudo, a opção pelo sigilo, desde que não se preste à ocultação de ilegalidades, é um direito de cada instituição.
E quanto ao individuo? Ele, como maçon tem a liberdade de se dar a conhecer como tal mas, sob nenhuma circunstância, pode revelar a qualidade maçónica dos seus Irmãos; cada um tem a liberdade de se declarar, ou não, como tal. Não acatar este princípio é, sobretudo, não respeitar o outro.
Discrição, secretismo, sigilo, são palavras que reflectem as opções e/ou obrigações ajuramentadas de uma instituição e dos seus membros.
Contudo, o segredo, o verdadeiro segredo maçônico é de natureza única e individual e como tal, não pode, nunca, ser violado ou traído. Só é conhecido do maçon que o procura para o usar construtivamente, com sinceridade, fervor, lealdade, firmeza e perseverança no estudo e prática da Arte Real.
A maçonaria só se revela aos seus verdadeiros adeptos, aos que a ela aderem por inteiro, sem reservas mentais, para se tornarem verdadeiros maçons, construtores do Templo.
Isto é conseguido pela transposição de provas, as provas que são o meio pelas quais se manifesta o potencial espiritual latente na vida rotineira, as provas simbólicas iniciais e as posteriores do desânimo e decepção.
Quem se deixar vencer por elas, assim como aquele que ingressar na maçonaria com um espírito superficial, não ficará a conhecer aquilo que a Ordem encerra em si mesma, não conhecerá o seu propósito real e a força oculta que interiormente a anima.
A sua Verdade está escondida profundamente na terra. Só escavando, ou seja, procurando por baixo da aparência, podemos encontrá-la.
Quem passa pela maçonaria como se ela fosse uma sociedade ou clube qualquer não pode conhecê-la; isso só é possível permanecendo longamente, com fé, esforçando-se em tornar-se um verdadeiro maçon e reconhecendo o privilégio inerente a esta qualidade. A esses, a maçonaria revelará o seu tesouro oculto.
E como escreveu Fernando Pessoa:
“O verdadeiro segredo maçônico é o segredo da vida e não do ritual e do que se lhe relaciona"
Os graus maçónicos comunicam àqueles que os recebem, sabendo como recebê-los, um certo espírito, uma certa aceleração da vida, do entendimento e da intuição, que actua como uma espécie de chave mágica da própria vida.
É um espírito, um sopro posto na alma, e por conseguinte, pela sua natureza, incomunicável.
A bem da Ordem e desta Respeitável Loja.
 
Prancha de Autor não identificado - M:.M:. - R:.L:.M:.A:.D:. - Abril de 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário