quarta-feira, 17 de setembro de 2014

HORA DE ESCOLHER



Frederico Menezes

HORA DE ESCOLHER


 

O Brasil aproxima-se de mais uma eleição para escolher quem comandará o país pelos próximos quatro anos, além de tambem votar para deputados, governadores e senadores. Hora de escolher. Embora a desilusão para com nossos políticos, penso ser necessário a participação de todos. Quem diz que detesta política e se abstém de votar, tudo bem, é um direito da pessoa. Só lembro que , não votando, a pessoa será governada por aquele eleito por quem gostar de votar.

 

A cidadania é conquista maravilhosa da vida coletiva. Dessa forma vamos aperfeiçoando as experiências do voto e consolidando a democracia. A responsabilidade que nos cabe é grave. Dentro desses aspectos, analisarmos propostas e planos de governo, embora saibamos que, quase sempre, são apenas letras postadas num documento, e a partir daí avaliarmos o que queremos para o futuro da sociedade brasileira.

 

A despolitização é um grande mal derramado sobre o povo brasileiro que já não apresenta muito censo crítico e tem grande deficiência educacional. Falam que questões morais não devem fazer parte da avaliação à respeito dos candidatos. Penso diferente pois dizem, sim, respeito a nossa vida coletiva. Leis que induzem a agressão à vida, eutanásia, ou fatores como corrupção ( também fator moral ), desonestidade, devem ser levados em consideração.

 

Há os que pensam que Deus vai determinar que vença o melhor para o país. Também discordo disso. O livre arbítrio é que vai determinar as escolhas. Creio que só ante graves ameaças à população e aos planos superiores para aquele país, há interferência direta do Mais Alto, como possível perigo de guerra civil, fragmentação territorial da nação, etc. O restante será consequência das escolhas que fazemos enquanto cidadãos.

 

Pesemos todos os fatores e usemos a consciência. Esta é hora de pensar no melhor para o país, de preferência, sem fanatismo ideológico que cega para uma análise justa da atual situação, com sincero desejo de sucesso para a nação. E que o vencedor leve o Brasil para um futuro próspero, moderno, civilizado, honesto, voltado à educação, obediência às leis, conforme as nações que já beneficiam suas sociedades com real qualidade de vida e oportunidades de desenvolvimento individual e coletivo.

 

Que todos se inspirem no bem e no melhor para nosso país.

Frederico Menezes


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário