segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A Fé


 

A 

 
“A fé é a substância da esperança e a convicção das coisas invisíveis”. (Paulo – Hebreus, XI-1)
 
 
Frei Roland Guérin de Vaux, professor e pesquisador da prestigiada École Biblique et Archéologique Française de estudos bíblicos em Jerusalém, em substancioso estudo acerca da fé humana, dizia com propriedade inigualável:
“Por mais que queiramos aprender a ter fé, jamais a aprenderemos, posto que a fé é consciência plenificada de que somos filhos d’Aquele que não se  prova a existência e sim, a sente. Logo, é condição sine qua non nEle ter convicção para que, em  consequência, surja a confiança”.
Fé é confiança, certeza de proteção.
Não é fanatismo de quem crê sem razão. É natural tranquilidade de quem se reconhece amado pelo seu criador.
Percebemos, no momento atual do mundo, uma desassisada busca pela crença em alguma coisa, razão pela qual, acreditamos, vemos se multiplicar os falsos Cristos e profetas, manipuladores da fragilidade humana, que, mesmo não acreditando no que pregam, conduzem seus ouvintes e leitores à crença na ilusão do absurdo, do bizarro, do esquisito.
Fé se esteia na lógica das considerações do aceitável.
Você poderá agora pensar que houve incongruência nas minhas assertivas: Como crer em Deus, sem provar Sua existência e ter lógica para possuir fé? Eu contra pergunto: Mas onde não está a lógica da existência de Deus? Você já analisou o Universo que o circunda? Já se deteve no equilíbrio dos astros e estrelas? Na singeleza e suaves cores de uma prímula? Então!
Agora, se crê em um inferno eterno, não é lógico. Não condiz com o que Deus criou e cria.
Aceitar Deus castigando não é sensato. Deus sempre permite as flores na primavera, o vento no outono, o frio no inverno e o sol no verão, permitindo-os voltar a cada período, mesmo que certas flores da primavera tenham intoxicado ou envenenado alguma criança; mesmo que o vento do outono tenha derrubado algum casebre; mesmo que o frio do inverno tenha matado alguns mendigos ou o sol do verão, queimado plantações. Ele sempre os deixa retornar, oferecendo novas oportunidades à vida de se reciclar. Como conceber um lugar eterno sem saída, só com entrada?
Fé, portanto, é isto: Crer no amor de Deus, na certeza de Sua sabedoria, confiando que Ele é justo por excelência e de que nada foge ao controle de Suas misericordiosas Leis, nem mesmo a sua dor.
 
José Medrado

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário