sábado, 12 de junho de 2010

O Rito York na Paraíba - Agradecimento

O Rito York na Paraíba


Graças ao irmão Teldson Sarmento, de acordo com entendimento, previamente acertado, em Sousa, tive a felicidade de participar de uma proveitosa e instrutiva sessão no rito York, na verdade, concretizei um sonho no dia 10.06.2010, às 20h: 00.


Conforme informações do Venerável Mestre Hugo Leonardo Wanderley Borges a terceira Loja a trabalhar no Brasil com o Rito York foi a Loja "Cavaleiros do Sol" nº 42, na Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, jurisdicionada a Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba – GLEPB.


Durante a reunião fica patente a lição de harmonia, de fraternidade e igualdade, predominante durante os trabalhos e, em especial, a ritualística apresentada assemelhando-se, salvo melhor juízo, ao congraçamento do Iluminismo, cujos objetivos eram preponderantes a busca da Verdade e a libertação dos Irmãos das trevas da ignorância.




Vislumbramos o uso da razão, o bom combate aos preconceitos, as superstições e a consciência límpida ao obscurantismo religioso.


Uma da mais bela reunião já presenciada, não só pela participação esclarecedores dos inspirados maçons participantes e debatedores, mas, sobretudo, pela apresentação de um trabalho decifrado pelo 2º Vigilante.



Na oportunidade, conheci pessoalmente o irmão José Carlos, residente nos Estados Unidos da América, em Miami, participante da Maçonaria Americana, e, encontrava-se em João Pessoa em trabalho profissional, onde trocamos correspondência sobre Maçonaria, através da internet, e, nos foi concedido conhecê-lo e abraçá-lo pessoalmente. Momento emocionante e prazeroso.



Outrossim, fiquei profundamente encantado, pela maneira simbólica, como nos dirigimos ao guia espiritual da Loja para manifestar nosso desejo de emitir nossa opinião verbal.




Uma simbologia que denota um cunho esotérico para energização e materialização de nosso pensamento. Afirmo o meu entendimento lato, peço, humildemente, perdão aos estudiosos do Rito York.


Assim, agradeço a receptividade a nós dispensada e almejo a todos os Obreiros da "Cavaleiros do Sol" muita Paz, Luz e Saúde.
Do irmão agradecido
Walter
Foto: Teldson Sarmento, 1º Grande Vigilante da GLMPB, obreiro da Loja "Cavaleiros do Sol".

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” Antoine de Saint-Exupery

Um comentário:

  1. Mano Walter,
    Em nome dos que fazem a Loja Cavaleiros do Sol, digo que o prazer foi nosso, pois sempre nos deleitamos quando da oportunidade de mostrar um pouco da maçonaria já esquecida por alguns, além do mais quando esse irmão tbm vem nos brindar com tantas palavras edificantes, como vc o fez. Convido a vc e aos teus visitantes para participar da Comunidade no Orkut "Maçonaria e Espiritismo" da qual eu faço parte e fui humildemente seu fundador. Estamos em atividade desde 2005.

    Forte e fraterno abraço,

    Hugo Borges

    ResponderExcluir