segunda-feira, 31 de maio de 2010

Hábitos - cultive o amor e colha felicidade

Hábitos - cultive o amor e colha felicidade


Falaremos um pouco sobre os hábitos e a influência silenciosa que promovem verdadeiros prodígios ou desastres em nossas vidas.
Segundo o dicionário Aurélio, hábito é a disposição duradoura adquirida pela repetição freqüente de um ato, uso, ou costume.
É preciso ter bastante atenção com as ações cotidianas adquiridas e repetidas no automatismo da vida.

Segundo Aristóteles, filósofo grego (384-322 a.C.), "Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, não é uma ação isolada, mas um hábito".
O primeiro dos hábitos incutidos em nós, é o do aprendizado. O fato é que somos instigados ao hábito de estudar, praticar e aprender algo para alcançarmos determinados objetivos materiais e incorremos no erro de acharmos que podemos parar ao alcançar o objetivo proposto. Outro engano é obscurecer a necessidade de aprendizado moral em detrimento do aprendizado intelectual.

Stephen Covey, no seu livro "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes", afirma que os nossos hábitos estão intrinsecamente ligados ao nosso conhecimento, nossa habilidade e nosso desejo. A partir dessa perspectiva, para se tornar um mestre no seu ofício, na sua profissão, é necessário ampliar os seus conhecimentos, aprimorar as suas habilidades e manter sempre inflamado o desejo de tornar-se um profissional melhor dia após dia.

Devemos ter uma postura diante da vida semelhante a uma pessoa que está sempre com o recipiente vazio, pronto para encher no lago do conhecimento. Seremos melhores a cada dia, se percebermos que, em nossas mentes e em nossos corações cabem novas idéias e novas posturas diante da vida.

O educador americano, Horace Mann, uma vez descreveu dessa forma o hábito: “O hábito é um cabo; nós tecemos um fio a cada dia e, no final, não conseguimos Parti-lo.” É evidente a dificuldade em romper com velhos hábitos, principalmente os que se transformam em vícios. Isto mesmo, vícios são hábitos adquiridos. Vejamos a definição de vício no dicionário Aurélio:
3. Costume de proceder mal; desregramento habitual.
8. Psiq. Prática irresistível de mau hábito, em especial de consumo de bebida alcoólica, de droga.
John Dryden, escreveu: “Primeiro fazemos nossos hábitos, e então nossos hábitos nos fazem”.
Se desejarmos mudar de vida, devemos mudar de hábitos, pois “se você desenvolve os hábitos do sucesso, você fará do sucesso um hábito”. Assim falou Michael E. Angier.
Allan Kardec falava da arte de formar caracteres, elementos individualizadores de uma pessoa, que incute hábitos, porquanto “a educação é o conjunto dos hábitos adquiridos”.
Deste modo, cada indivíduo pode listar um conjunto de hábitos que podem levá-lo ao sucesso profissional e pessoal a partir da observação dos conceitos aqui propostos.


Washington Marques - Obreiro da Loja Maçônica Calixto Nóbrega nº 15 - Sousa - PB.
Foto: Confraternização infanto-juvenil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário