quinta-feira, 4 de junho de 2015


A VERDADEIRA INICIAÇÃO MAÇÔNICA

“Porque é preciso “MORRER”  antes de se tornar MAÇOM?”

 

                        Somos sabedores que é impossível uma pessoa (ou “profano”, como nós maçons chamamos. os que não são da ordem) tornar-se maçom sem que esta se liberte de seus defeitos e paixões profanas, despojando-se de tudo que brilha enganosamente. Afinal, o maçom já nasce feito, é apenas iniciado.

                        É bem verdade que uma pessoa não se liberta de todos os seus defeitos ao ser iniciado na ordem, na verdade, o que ocorre ao ser iniciado e ao estudar aquilo a que a ordem se propõe é que suas falhas se tornam mais visíveis a você mesmo e isso faz com que você se empenhe diariamente em aparar essas arestas, daí o simbolismo das guildas de pedreiros talhando pedra em relação a maçonaria. O Auto aperfeiçoamento é algo que começa na iniciação e que segue pelo resto da vida do maçom.

                        Talvez a grande sacada de interpretação que causa divergência está na palavra “liberta“. O sentido que propomos a essa palavra não é o de que o novo irmão deixe de ter defeitos (libertar do sentido de não mais ter), mas o de que ao ser iniciado se liberte das “correntes” que o prendem a esse defeito, sem, portanto, deixar de portá-lo. Um exemplo: “Um policial corrupto justifica o ato de aceitar propina com o argumento de que seu salário é insuficiente, e ele precisa daquilo para viver. Esse policial está preso a esse pensamento e se sente bem mesmo fazendo o errado. Ele primeiramente deve se “libertar” desse pensamento (no sentido de admitir o defeito), para poder se aperfeiçoar até o ponto em que ele se “liberte” do defeito em si.”

                        A maçonaria, tal como sabemos, é uma escola de aperfeiçoamento moral. Na iniciação, ao se libertar das ideologias que o prendem aos defeitos, o maçom encontra-se pronto para ser lapidado. Uma “pedra bruta” cheia de defeitos, mas maleável o suficiente para poder ser trabalhado. Um maçom que não se “liberta” de seus defeitos é uma pedra bruta e tão dura que cinzel nenhum consegue perfurar.

                        Devemos crer, o que falta para o ser humano entender a verdadeira razão de sua vida, seja exatamente o entendimento de si próprio e sua razão para a felicidade daqueles que o cercam… somente assim poderemos viver dias intensos e uma vida feliz!

                        Só tomando consciência de que cada dia é um presente de Deus, poderemos fazer tudo diferente e tudo novo em nova vida. E somente nascendo para a vida, a cada dia, poderemos nos desapegar das velharias que carregamos conosco. Todos os dias o Grande Arquiteto do Universo nos dá uma página nova no livro da vida; o que escrevemos nela corre por nossa conta. Verdade também que temos que saber entender a natureza que fala conosco todo momento, porque ela é parte do universo e é a mais pura revelação da existência de Deus.

 

Autor: José Valdeci de Souza Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário