sábado, 9 de março de 2013

Distribuição da Água







Distribuição da Água







GOTA D'ÁGUA NO OCEANO



A água atmosférica e de superfície o grosso do que é usado pelo homem é apenas uma parte em 10 mil de toda a água do planeta. É isso o que mostra este infográfico. Para entendê-lo, considere que nesta página só estamos vendo uma pequena parte do círculo azul-escuro que representa a água salgada dos oceanos: trata-se de uma circunferência com 2,9 metros de diâmetro. No lado oposto, os rios estão representados por uma parte tão pequena do círculo de água atmosférica e de superfície que mal dá para ver sua cor laranja. Comparando as duas áreas, você terá uma noção da diferença de volume entre os totais globais dessas massas líquidas.



TOTAL DE ÁGUA NO PLANETA



Água salgada: 97%

Água doce: 2,5%

TOTAL DE ÁGUA DOCE

Subterrâneas: 30,1%

Geleiras: 68,7%

Permafrost (camada de subsolo na tundra congelada): 0,8%

Água atmosférica e de superfície: 0,4%



ÁGUA ATMOSFÉRICA E DE SUPERFÍCIE



Umidade do solo: 12,2 %

Atmosfera: 9,5%

Pântanos e áreas alagadas: 8,5%

Rios: 1,6%

Biotas: 0,8%

Lagos de água doce: 67,4%



RESUMO – ÁGUA



Conflitos



Há risco de a disputa pela água escassa se transformar em guerras, de acordo com a ONU. A maior preocupação é com os países que compartilham o uso de rios e lagos. Até 2030, a água será o grande motivo de guerra na África. As principais causas dos conflitos são a incapacidade dos países de gerenciar a água, a falta de financiamento, o despreparo técnico e a destruição dos mananciais pelo uso irracional e pela poluição.



Distribuição



Apenas 0,002% da água do planeta está disponível para consumo. Para não esgotá-la, é preciso usar no máximo a mesma quantidade de água renovada pelas chuvas. Há regiões onde esse limite já se encontra ultrapassado e as fontes estão secando.



Agricultura



O cultivo de alimentos consome 70% da água do planeta. Para nutrir a população mundial crescente e vencer a atual crise de alimentos, será necessário retirar mais água da natureza com o objetivo de irrigar as plantações. Esse aumento poderá entrar em conflito com o uso pelas indústrias e pelas residências. Calcula-se que o consumo total de água crescerá 50% nos países em desenvolvimento até 2025.



Uso racional



A tarefa de gerenciar os recursos hídricos exige promover o uso racional e reduzir o desperdício (boa parte da água é desperdiçada nos sistemas de irrigação, nos canos até chegar às residências e também nas torneiras). É preciso, ainda, evitar impactos causados pelo homem, como a poluição por resíduos industriais e esgotos, que pioram a qualidade e reduzem a quantidade de água para o consumo.



Brasil



O Brasil é o país mais rico em água, mas sua distribuição é desigual. Há fartura em regiões pouco habitadas, como a Amazônia, e escassez nas áreas mais populosas e nos lugares que sofrem com a seca. Os comitês de bacia, criados a partir da Lei das Águas, multiplicam-se no país para incentivar o uso equilibrado dos recursos hídricos.



Fonte:





Nenhum comentário:

Postar um comentário