segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A PRECE DE UMA VIÚVA

Paris
 
A PRECE DE UMA VIÚVA
É costume os maçons se intitularem filhos da viúva. Muitos, porém, o fazem sem intuírem a instituição maçônica como uma coisa viva, que transcenda a materialidade que os nossos cinco sentidos físicos conseguem captar.
Esta prece foi escrita considerando-se a instituição maçônica como uma viúva que, movida de um infinito amor por seus filhos, dirige-se ao Criador a implorar perdão para aqueles que, não sabendo ou não querendo guardar seus ensinamentos, se deixaram levar pela vaidade, pelo vício e passaram a cultuar a medalha cunhada.
Oh! Senhor e Grande Arquiteto do Universo! A teus pés me prostro súplice pelos meus amados e desvirtuados filhos.
Bem sabes com que zelo os orientei no caminho da retidão.
No amor pelo ideal da liberdade, na busca incessante da igualdade e na comunhão eterna da fraternidade.
Quantas vezes mostrei-lhes o quão bela, fortalecida e suave é a vida em união e que só a ti é devida toda honra e toda glória .
Oh! Senhor, com que alegria eu via os meus filhos dominarem com garbo o verbo, crescerem em graça e companheirismo e humildes se fortalecerem mestres! Com o passar dos anos, porém, cresceram as tribulações profanas e alguns dos meus diletos sucumbiram ante as tentações mundanas, alucinaram-se ante a pompa das honrarias, do brilho do metal e do prazer delituoso do vício.
Esquecidos de que a caridade cristã é tesouro imperecível e de que só a prática constante da virtude, que enobrece e dignifica, é caminho seguro a teu redil, ergueram templos à vaidade, à promoção pessoal, ao poder econômico e cultuaram a medalha cunhada.
Enchafurdando-se na lama do orgulho mesquinho e da insensatez, Difundiram a cobiça, semearam a discórdia e espalharam a desconfiança.
Cegos e dementes, julgam-se visionários e gênios.
Em seu desvairo intitulam-se precursores de uma nova era.
Oh! Senhor, permita que minhas lágrimas sejam o bálsamo redentor.
Que, como o orvalho de Hermon, o meu carinho seja o refrigério dos atormentados espíritos dos amados do meu coração! Que, com o óleo precioso, eu os purifique até a orla de suas vestes e que por graça lhes seja dada a benção e a vida para sempre.
Assim seja!
José Geraldo de Matos Publicado em O Cinzel
Informativo Fundado em 01/06/2007
Or. . . São João Evangelista—MG
A. . .R. . .L. . .S. . . São João Evangelista – 134


Nenhum comentário:

Postar um comentário