A PUREZA DO RITO SCHRODER
Autor: Hamilton Oceano
Martins(*)
A Maçonaria não é uma ciência exata, por
mais que procuremos unificá-la. Torna-se difícil visto que a cultura maçônica
está voltada toda ela para o REAA, por ser o Rito mais difundido em todo o
Brasil, de onde a maioria dos IIr.Schrödeanos tem sua origem e que, buscando
mais liberdade de pensamento, liberdade histórica, filosófica e fraterna,
partiram para novos caminhos. O problema das diferenças é que as Lojas que
trabalham no Rito Schröder estão distribuídas em três Potências ou obediências,
a saber: GOB, COMAB e CMSB, num total de 128 Lojas em 24 unidades de Federação.
Ou seja, governos diferentes, constituições, leis e regulamentos diferentes.
Temos inclusive que orientar muitos IIr.quando nos procuram em busca de
sugestões ou para trazer novidades de outros Ritos por acharem mais práticas
sobre a questão da identidade no nosso Rito Schröder. As Potências não têm o
direito de mudar a pureza dos Ritos como nos ensina o Mestre Hercule Spoladore:
“O Grão-Mestre, quando recebe em sua Potência um Rito, recebe de ‘porteira
fechada’”. O aconselhamento do Colégio do Rito é que procuremos junto às nossas
Potências estarmos ligados às Comissões Litúrgicas bem como num relacionamento
amistoso com o Grão-Mestre, a fim de que nossas necessidades em benefício e
engrandecimento do Rito Schröder sejam atendidas de maneira adequada. Os
Grão-Mestres não tem obrigação nenhuma em conhecer todos os Ritos de sua
Potência e, por esta razão, os IIr.com mais conhecimento devem estar por perto
para conseguir o maior aprimoramento do Rito. A G. L. de São Paulo acaba de
revisar os rituais de Aprendiz, Companheiro e Mestre, buscando a fidelidade aos
rituais de 1.960 do Rito Schröder, cuja contribuição maior foi dos IIr. Rui
Badaró e Ivan Carlos Catunda, conhecedores da língua germânica, que
contribuíram bastante com o aprimoramento real dos rituais. Nem sempre o
Grão-Mestre designa para as Comissões de Liturgia IIr.de vários Ritos, fazendo
com que alguns deles opinem sobre Ritos que não conhecem em sua profundidade, o
que traz dificuldades para a manutenção da pureza e da riqueza do Rito. Vários
IIr.tem escrito sobre as diferenças do Rito Schröder em relação ao REAA e que
aqui enumeramos algumas, que consideramos importantes na preservação do Rito:
REAA SCHRÖDER Triponto Ponto Oriente Leste Ocidente Oeste Coluna Castiçal
Painel Tapete Maço/Cinzel Alvião Past Master Ex-Venerável Trolhamento Exame
Leitura do Ritual Memorização Luzes Dignidades Câmara de Reflexão Câmara Escura
Preparação para Iniciação Respeito Idade Não tem Poderíamos continuar com uma
listagem prolongada para mostrar as diferenças, lembrando que temos no Brasil
dois REAA, o praticado pelo GOB e COMAB, via França, genuínos, vermelho (sem
entrar nas questões políticas – “Stuart”) e das Grandes Lojas (1928, de Mário
Behring), que por ocasião da fundação das GG. LL. trazia REAA, Emulação e
Schröder. No ritual de 1928 (GLESP REAA) vamos encontrar: Leste, Oeste,
Ex-Venerável, etc., etc. e tantas outras nomenclaturas que foram se perdendo no
tempo. Não podemos nos esquecer que as Grandes Lojas foram fundadas com Carta
Constitutiva do Supremo Conselho (também sem comentários adicionais). Hoje, na
GLESP, temos a oportunidade de escolher entre oito Ritos e não temos o direito
– e nem podemos - misturar uns com os outros. Sejamos autênticos, preservando e
conservando as tradições e belezas de cada um dos Ritos.
(*) Ir. Hamilton
Oceano Martins,ex-V.M., Membro da A.R.L.S.“O Despertar da Consciência” Nr. 588
– Rito Schröder – GLESP Or. de São Paulo – SP04 de setembro de 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário