A essência da sabedoria da Kabbalah
A Kabbalah ensina a
correlação entre causa e efeito de nossas fontes espirituais. Estas fontes se
interligam de acordo com regras perenes e absolutas objetivando gols maiores -
o entendimento do Criador por todas suas criações que existem neste mundo.
De acordo com a
Kabbalah, ambos, a humanidade como um todo e cada uma das pessoas que a compõem
devem alcançar o seu ponto mais alto na compreensão do objetivo e do programa
da criação em toda a sua plenitude. Em cada geração houveram pessoas que por
constante auto determinação e treinamento alcançaram determinados níveis
espirituais. Em outras palavras, enquanto ainda subiam a escada, conseguiram
chegar ao topo.
Esteja em quaisquer
dos mundos, do micro ao macro, qualquer objeto material e suas correspondentes
ações são controladas pelas forças espirituais que permeiam todo nosso
universo. Pode-se representar figurativamente como se o universo se apoiasse
sobre uma rede tecida por essas forças.
Para exemplificar,
tomemos o menor dos organismos vivos, cujo único objetivo é manter a sua
existência por um tempo suficientemente longo para procriar a próxima geração.
Quantas forças e complexos sistemas agem neste organismo! E quantos destes sistemas
o olho do homem e sua limitada experiência deixou de tomar conhecimento.
Multiplicando estas forças pelo número enorme de criaturas vivas que existiram
em nosso mundo - significando o universo e os mundos espirituais - obteremos
apenas uma vaga e remota idéia sobre as forças e vínculos espirituais que nos
controlam.
A grande variedade de
forças espirituais podem ser imaginadas como dois sistemas iguais e
interligados. A única diferença entre eles é que o primeiro sistema vem do
Criador e desce através todos os mundos até chegar ao nosso. O segundo sai do
nosso mundo e sobe todo o caminho de acordo com as regras já estabelecidas e
que agiram sobre o primeiro sistema.
O primeiro sistema é
chamado pela Kabbalah de "A Ordem da Criação dos Mundos e do
Espírito". O segundo é chamado " A Compreensão ou os Passos da
Profecia e Espirito". O segundo sistema supõe que aqueles que querem
alcançar o pináculo deverão agir de acordo com as leis do primeiro sistema, e é
exatamente o que é estudado na Kabbalah. Porém, no mundo espiritual o principal
fator do descobrimento e entendimento não é o tempo, mas sim a pureza do
espírito, do pensamento e do desejo.
No mundo material há
muitas forças e fenômenos que não sentimos diretamente. Por exemplo,
eletricidade, ondas magnéticas, etc. O efeito de suas ações, seus nomes, são
corriqueiros até para as crianças. Apesar de nosso conhecimento sobre a
eletricidade ser limitado, nós apreendemos a valer-nos deste fenômeno para
suprir algumas de nossas necessidades. Nós o chamamos pelo nome com a mesma
familiaridade como chamamos o pão de pão e o açúcar de açúcar.
Analogamente, todos os
nomes na Kabbalah parecem dar-nos uma noção real (material) para um objeto
espiritual. Mas se pensarmos a respeito, não é somente a respeito do objeto
espiritual que não temos nem mesmo a mais vaga idéia; não temos a menor noção
sobre o Criador em Si, assim como não temos noção sobre qualquer objeto, mesmo
aqueles que sentimos com nossas próprias mãos.
O fato é que não
sentimos o objeto em si, mas sim as nossas reações a sua ação e influência.
Estas reações nos dão o que parece ser conhecimento, apesar de que o objeto em
si, sua essência permanece oculta. E ainda mais, não conseguimos compreender a
nós mesmos!! Tudo o que sabemos sobre nós mesmos restringe-se apenas as nossas
ações e as nossas reações.
Ciência, como
instrumento de pesquisa sobre nosso mundo é divida em duas partes; o estudo das
propriedades da matéria e o estudo de sua forma. Em outras palavras não há nada
em nosso universo que não consista de matéria e forma. Por exemplo, se tomarmos
uma mesa, como combinação de matéria e forma, então a matéria é a madeira e o
portador da forma é o formato de uma mesa. Um outro exemplo; a palavra
mentiroso, onde a matéria é o homem que transporta a forma, a mentira.
A parte da ciência que
se dedica ao estudo da matéria é baseada em experiência. Alicerçada nas
experiências científicas, chegas-se a conclusões. Porém a parte da ciência que
estuda a forma, sem a ligação com a matéria, em especial com as formas que
nunca tiveram ligações com a matéria (por exemplo, comunismo como um ideal) não
pode ser baseada em experiências. Isto porque, em nosso mundo, não ha tal coisa
como forma sem matéria
A separação entre
forma e matéria somente é possível em nossa imaginação. Portanto, neste caso,
todas as nossas conclusões são baseadas apenas em premissas teóricas. Toda a
alta filosofia pertence a esta categoria de ciência e a humanidade tem
freqüentemente sofrido por causa das conclusões sem fundamento. A maioria dos
cientistas contemporâneos desistiram de usar esta metodologia de estudo pois
não ha certeza quanto a veracidade de suas conclusões.
Explorando o mundo
espiritual o homem por si descobre que estes mesmos sentimentos são somente
desejos divinos para que ele se sinta desta forma. Ele se sente como um objeto
de existência isolada e não como uma parte integrada ao Criador, e que tudo no
mundo que o circunda não passa de uma ilusão da ação das forças espirituais
sobre nós.
Esclarecerei este
ponto através de um exemplo:
Era uma vez um homem
pobre que vivia num pequeno vilarejo. Ele tinha uma carroça com uma parelha de
cavalos, uma casa e uma família. De repente um infortúnio se abateu sobre ele.
Os cavalo caíram, a mulher e os filhos morreram e a casa desabou e, por causa
de seus pesares e tristeza, ele morreu logo após. E aí a decisão a ser tomada
na corte suprema; o que dar para esta alma sofrida e atormentada para assegurar
a sua felicidade. Decidem então dar-lhe a impressão que está vivo, que tem sua
família junto a si, sua casa e seus cavalos. Fazem com que ele sinta-se feliz
com seu trabalho e com sua vida.
Estes sentimentos são
sentidos da mesma forma como sentimos um sonho; tudo o que vivenciamos num
sonho, durante o mesmo, aparenta ser verdadeiro. É somente nossos sentimentos
que criam a imagem daquilo que nos circunda. Então como é que podemos
distinguir ilusão da realidade....
Kabbalah como ciência
mundana também é dividida entre estudo da matéria e da forma. Possui porém, uma
qualidade notável que demonstra a sua superioridade sobre as demais
metodologias científicas. Aquela parte que trata do estudo da forma sem matéria
é totalmente fundamentada em controle experimental, de sorte que pode ser
testada e verificada.
O Kabbalista, tendo
ascendido ao nível espiritual do objeto estudado, se atina à todas as
qualidades do objeto em questão. Donde, dentro dele, ele sente uma plena
compreensão e pode tratar praticamente com os diferentes tipos de forma antes
que de sua corporificação material. É como se ele estivesse observando todas
nossas ilusões como um observador externo.
A Kabbalah, assim como
qualquer outra ciência, vale-se de certos símbolos e terminologia para
descrever objetos e ações. A força espiritual, o mundo, a sfira são chamadas
pelo mesmo nome que é usado para o mesmo objeto controlado por esta força em
nosso mundo. Já que toda força ou objeto material tem uma correspondente força
ou objeto espiritual que controla suas ações, há um ajuste perfeito entre o
nome utilizado no mundo material e sua raiz espiritual - a fonte. Donde, dar um
nome à objeto espiritual é somente possível à um Kabbalista que tenha alcançado
um alto nível de percepção.
Alcançando o mesmo
nível do objeto espiritual e ele pode ver as influências e a maneira que este
influi em nosso mundo. Os Kabbalistas escrevem seus livros e transmitem o seu
conhecimento usando esta linguagem. Essa linguagem é extremamente precisa. É baseada
na fonte espiritual do objeto material e não pode ser alterada. A ligação entre
o objeto e sua fonte espiritual e imutável. Esta forma é bem diferente do nosso
uso quotidiano da linguagem. Nossa língua mundana, de uso quotidiano, está
gradualmente perdendo sua precisão, pois é ligada somente à forma externa. A
simples compreensão primária da linguagem não é o bastante. Mesmo se soubermos
o nome de um objeto material de nível mais baixo, ainda assim não
conseguiríamos entender sua forma espiritual mais elevada. Somente se soubermos
a sua forma espiritual podemos compreender e ver a sua implementação material;
a sua ramificação.
Isto nos traz a
conclusão. Primeiramente é essencial compreender a fonte espiritual do objeto
material. Temos que estar ciente de sua natureza e propriedades. Somente então
podemos passar às ramificações em nosso mundo e estudar a sua interação. Esta é
a única forma de verdadeiramente compreender a linguagem da Kabbalah.
Porém aí então
levanta-se uma pergunta natural. Como pode um principiante dominar esta ciência
quando não consegue nem mesmo compreender seu professor. A resposta é muito
simples. Somente é possível quando nos alçamos espiritualmente acima deste
mundo. E isto é somente possível se nos livrarmos de todos os traços de egoísmo
material e aceitarmos os valores espirituais como os únicos. Somente o desejo e
paixão pelo espiritual em nosso mundo; esta é a chave para o mundo mais
elevado.
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