segunda-feira, 12 de março de 2012

Aprendemos a ser maçons agindo como maçons


Aprendemos a ser maçons agindo como maçons:
Queridos Irmãos,

A Maçonaria é, dentre as organizações terrenas, a mais completa, complexa e perfeita Instituição. Nenhuma outra organização possui igual estrutura humana. Onde homens de todas as raças e etnias, crenças e credos, profissões e artes, são estimulados, dentro dessa diversidade mágica e DIVINA, a buscarem, consubstanciados em PRINCÍPIOS SAGRADOS, a evolução da humanidade.

No entanto, em função de necessidades criadas por mentes vazias de alguns "Irmãos, tem perdido de vista a sua realidade, a sua unidade universal, as suas raízes e origens - o que estamos fazendo com os nossos valores?
A nossa passagem pela vida e no Seio da Maçonaria deveria estar ligada a todas as energias que caracterizam a presença e a Glória do Criador. Precisamos chegar à consciência, ao potencial universal e divino, que cada um como filho de Deus (G.'.A.'.D.'.U.'.), herdou para conviver elevando-se e evoluindo a cada dia mais e mais, dentro dos SÃOS PRINCÍPIOS que regem a vida maçônica, em todos os seus sentidos.

Atentem-se, pois estamos, por exemplo:

- Profanando a Iniciação com candidatos sem perfil, apenas para a satisfação de vaidades pessoais e, com isso trazendo para o seio da instituição, indivíduos tão somente voltados para o atendimento de suas necessidades pessoais;

- Banalizando a ritualística tão somente para o atendimento daqueles que, desprovidos de senso crítico e maçônico, acham que mudar e inventar futilidades são sinônimos de modernizar e inovar;

- Deixando que a omissão e a falta de posicionamento social e político leve a nossa sociedade para o ostracismo, para os desvios de conduta, para a impunidade e valorização das recompensas ilícitas;

- Quebrando, trata-se do maior e mais grave delito maçônico, a cada instante, o Juramento Sagrado e Solene prestado sobre o L.'. L.'., o Comp.'. e o Esq.'.;

- Entre outros tantos desvios de conduta e de proceder maçônicos.

Meus caros, precisamos corrigir os rumos. Prestemos muita atenção em nossos atos e hábitos diários, pois são eles que constroem ou destroem o desenrolar de nossas vidas, seja no seio maçônico, seja no seio social - ONDE ESTÁ A FAMÍLIA?
Tenhamos consciência que:
É na medida em que buscamos o aperfeiçoamento e a paz nas pequenas coisas, gestos e palavras, é que criamos a vibração do carinho, da fraternidade, da nobreza de caráter, da tolerância... .
É no caminhar diário, absorvendo os ensinamentos do L.’. L.’., do Comp.’. e do Esq .’., é que firmamos nossos passos e nos abrimos a expansão da CONSCIÊNCIA MAÇÔNICA, onde o espírito se ilumina e cresce além dos limites da matéria estagnada.
Por isso, e que devemos nos habituar a ler mais, falar e ouvir algo espiritual e elevado, sairmos das materialidades primárias, que devem ser dissolvidas pelos ensinamentos e conhecimentos espirituais.
Caríssimos Irmãos, como todos os outros homens, somos responsáveis pelo ambiente a que pertencemos ou frequentamos. Portanto, melhoremos cada célula do nosso corpo e do mundo em que vivemos.
A Maçonaria precisa ser LIMPA e PURA e;
Aprendemos a ser Maçons, agindo como Maçons!
Um Tríplice e Fraternal Abraço,
Leonel Ricardo de Andrade
Grande Segundo Vigilante da GLMMG
Uberlândia - MG, 28/10/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário