segunda-feira, 11 de junho de 2018


Trabalho e Esperança
Deus esteja em nossos corações proporcionando-nos a paz.
Diversos benfeitores atendem às nossas disposições espirituais, procurando manifestar-nos sua assistência de todos os dias.
A luta, lembra o trabalho indispensável, que não deve cessar.
A dificuldade aumenta o valor da esperança.
O sofrimento impele o mundo aos braços de Deus.
A tempestade mais intensa traz inestimáveis benefícios.
Após a torrente das lágrimas com as nuvens pesadas que se fazem no coração ansioso, é o céu claro de Deus, o sol amigo e as forças reconfortantes da natureza

O Caminho da Saúde Mental
Quando emitimos pensamentos constantes, absorvendo-nos em reflexões amargas, inquietos, experimentando extrema dificuldade  em conformar-nos com a nossa trajetória provacional, cooperamos para que nossa situação psíquica se desarmonize, refletindo-se tais perturbações, em nossas forças orgânicas, que se confundem, contra os melhores esforços desenvolvidos pela sua harmonização.
Esforcemo-nos por melhorar nossa condição espiritual, entregando-nos à Providencia Divina na fortaleza da fé, a caminho de boa saúde mental. E assim, os Benfeitores Maiores, dentro de seus recursos espirituais, farão o possível para contribuir para o nosso restabelecimento integral, auxiliando-nos o coração carinhoso e bom.
Somente assim as lutas estarão atenuadas, o ambiente voltará à calma e a esperança nos felicitará de novo na justa reorganização da vida.
Todos os obstáculos passarão e um dia, sentiremos o grande jubilo de prosseguirmos adiante na bondade fraternal de assistir e cooperar pela tranquilidade de todos.

Pensamento e Saúde
Nossos entes queridos que partiram prosseguem sendo auxiliados, mormente no capítulo da paz que lhes é agora imprescindível para a consolidação de seus espíritos, no círculo dos deveres novos.
Como sabeis, o pensamento é uma força viva e por vezes, o coração saudoso dos que ficaram, recordando-se justamente com mais dor dos que partiram, os procuram com ânsia real.
Justo cooperarmos, dentro de nossas possibilidades, para que os entes queridos permaneçam em paz e pelo menos por enquanto, não os convoquemos a trabalhar em excesso no ambiente familiar da terra, de onde, por vezes, regressam impressionados e abatidos.
Como vedes, devemos considerar tudo como o ensejo de trabalho e não seria razoável contribuirmos para o abatimento dos que partiram, com idéias tristes e destruídas.

O Instituto das Provas
O instituto das provas tem as próprias realizações. A vida se modifica todos os dias, mas é importante que o coração fique imutável na confiança de Deus.
Somente assim, adquiriremos a paz justa e os bens reais.
Que saibamos compreender tudo isso na pauta daquela vontade Divina que nos dirige os caminhos terrestres e espirituais.

Firmes e Serenos
Continuemos firmes em nossas convicções e seremos na fé! Não nos entristeçamos em face dos obstáculos da vida. Deus é o Pai Bondoso de todos nós e não nos faltará o indispensável.
Enquanto estivermos em provas bem rudes, peçamos a Deus nos abençoe a todos e conservemos o coração com a mesma fraternidade de todos os instantes. Deus fique conosco.

MARGARIDA

sábado, 9 de junho de 2018


CEM POR UM.


Ócio, em qualquer parte, constitui esbanjamento.

Tudo vibra em perpétua movimentação, sem vácuo ou inércia na substância das coisas.

O corpo humano e o corpo espiritual são construções divinas a se estruturarem sobre forças que se combinam e trabalham constantemente em dinamismo santificante, por nossa vez, peças atuantes do Evangelho Vivo, demonstrando que o serviço é condição de saúde eterna.

Insculpe por onde passes o rasto luminoso do entendimento.

Edifica o bem, seja escutando o riso dos felizes ou assinalando o soluço dos companheiros desditosos, criando rendimento nos tesouros imperecíveis da alma.

Ampara e ajuda a todos, desde a criança desvalida, necessitada de arrimo e luz para o coração, até o peregrino sem teto, hóspede errante das árvores do caminho.

Conserva por medalhas de mérito os calos nas mãos que abençoam servindo, a fadiga nos músculos que auxiliam com entusiasmo, o suor na fronte que colabora pela felicidade de todos os rasgões que te recordam as feridas encontradas no cumprimento de austeras obrigações.

Oremos na atividade construtiva que não descansa.

Cantemos ao ritmo da perseverança feliz.

Respiremos no hausto da solidariedade sem mescla.

A caridade converte o sacrifício em deleite, o cansaço em repouso, o sofrimento em euforia.

Ar puro – desfaz as emanações malsãs;
água límpida – dissolve os detritos da sombra;
sol matinal – dissipa as trevas...

Mãos vazias ou cabeça desocupadas denunciam coração ocioso.

Sê companheiro da aurora, despertando junto com o dia nas obras de paciência e bondade, sustento e elevação.

A seara do Senhor no solo infatigável do tempo guarda riquezas inexploradas e filões opulentos.

Aquele que grafa uma página edificante, semeia um bom exemplo, educa uma criança, fornece um apontamento confortador, entretece uma palestra nobre ou estende uma dádiva, recolherá, cem por uns todos os grãos de amor que lançou na sementeira do Eterno Bem, laborando com a Vida para a Alegria Sem Fim.

EURÍPEDES BARSANULFO.

sexta-feira, 8 de junho de 2018


BREVIÁRIO MAÇÔNICO - A RÉGUA DE 24 POLEGADAS

A polegada é uma medida antiga que se afastou do sistema métrico francês; contudo, ainda é usada, posto que esporadicamente, por nós, brasileiros. A maçonaria a adota porque simboliza o dia com as suas 24 horas. Assim, a régua maçônica mede 0,66 (sessenta e seis centímetros) (a polegada é a 128 parte do pé, ou seja, 0,0275). O tamanho da régua já sugere que é um instrumento destinado à construção. Filosoficamente, o maçom deve pautar a sua vida dentro de uma determinada medida, ou seja, deve programá-la corretamente e não se afastar dela. A programação é necessária para que a vida resulte equilibrada e vitoriosa. Essa programação compreende as 24 horas do dia, o que equivale a programar as horas de trabalho, lazer e descanso.

Ir.'. RIZZARDO DA CAMINO

terça-feira, 5 de junho de 2018


DESAFIOS QUE A MAÇONARIA DEVE VENCER

Ao longo de sua história, a Maçonaria, não aquela das lendas e tradições românticas, de tempos imemoriais, das guildas de ofício que pretendiam manter uma reserva intelectual de mercado, mas sim a Maçonaria como Instituição, fruto de um momento social iluminista originada ao longo do final do século 17 e início do 18, sempre enfrentou oposição do chamado “mundo profano”, principalmente por seu caráter sigiloso, reservado, secreto até.

Nestes 300 anos de existência a Maçonaria se deparou com fortes movimentos que pretenderam controlá-la e até mesmo suprimi-la, com a eliminação de suas estruturas, a prisão e mesmo a condenação à morte de seus integrantes. Desde a emissão da Bula In Eminen Apostolatus Specula, por parte do papa Clemente XII, em 28 de abril de 1738, uma das primeiras tentativas de sua supressão, até os fortes ataques sofridos ao longo do século 20 por nações totalitárias, de caráter fascista, mesmo assim a Maçonaria sempre representou ao mesmo tempo um farol de conquistas sociais de Liberdade e Igualdade entre os Homens e uma ameaça àqueles que pretendiam a perpetuação de um status quo baseado no controle do Estado e da Sociedade por poucos, uma elite perversa que visava ao controle do conhecimento, aos meios de produção, às liberdades individuais. 

Nestes últimos 300 anos, em suas fileiras, a Maçonaria abrigou líderes políticos, libertadores, intelectuais, filósofos, cientistas e artistas: de Saint-Marn e Washington; de Voltaire a Franklin; de Mozart e Puccini a Montaigne e Fleming. A Maçonaria sofreu e sobreviveu, sempre permanecendo imune aos ataques externos e internos à sua estrutura globalizada, em uma época em que o termo ainda nem sequer havia sido cunhado. Nestes 300 anos, lutou-se pela Liberdade social, pelo acesso universal à instrução, pelo direito de acesso aos meios de produção, pela liberdade política, pela defesa dos Estados laicos e pela comunhão entre os povos. Lutou-se pelo fim do Absolutismo; pelo fim da Escravidão; pela eliminação das oligarquias na sociedade; pela eliminação do totalitarismo de Hitler, de Mussolini e de Franco, exemplos de Estados onde a Maçonaria foi perseguida e praticamente eliminada, com a morte de aproximadamente 400.000 maçons em campos de extermínio, conforme os registros oficiais apontam; lutou-se pelo fim da Ditadura do Proletariado nas quatro décadas após o término da Segunda Guerra Mundial e tem se lutado ainda pela supressão das injustiças sociais e econômicas. 

Agora nestas primeiras décadas do século 21, a Maçonaria, de uma maneira geral, enfrenta um inimigo maior que todos aqueles que já a confrontaram: A indiferença. A indiferença por parte de seus integrantes de que não há mais batalhas a serem vencidas; a indiferença e a acomodação por parte de seus integrantes de que as grandes causas se resumem a encontros sociais e a discursos vazios desassociados da realidade prática de um mundo em transformação, um mundo que exige respostas rápidas para questões cada vez mais complexas; a indiferença por parte de seus integrantes com relação aos equívocos internos e à luta insana por um poder sem poder algum; a indiferença diante de grupos que simplesmente se esquecem dos compromissos assumidos no instante de suas iniciações. 

Portanto, o maior inimigo da Maçonaria não está somente no crescimento de movimentos antimaçônicos, no crescimento de teorias de conspirações, nos ataques de grupos extremistas que tem se infiltrado dentro da Ordem, com o intuito de se valer da “proteção” de seus templos para fins menores e escusos. O maior inimigo da Maçonaria está na constituição, internamente, em nossas fileiras, de grupos de interesses particulares, na construção de uma oligarquia, de um governo de poucos, por si só perverso, com pretensões de se perpetuar no poder da Instituição, transformando-se numa autocracia ou mesmo numa plutocracia. 

O que se tem visto de uma forma generalizada é que os interesses maiores, os interesses sociais e culturais de grande parte da sociedade profana e maçônica, foram deixados de lado, em troca de uma política feita para se garantir regalias efêmeras e reuniões festivas sem significados maiores. Mas quais desafios a Maçonaria deve vencer? Antes de qualquer ação concreta, antes de se voltar à sociedade profana, a Maçonaria deve se reinventar, não no sendo de se criar um novo padrão de atuação, mas sim de se retornar aos princípios defendidos e elaborados por aqueles que “inventaram” a Instituição; uma reformulação da “ética maçônica” com vias ao reexame dos hábitos dos maçons e do seu caráter em geral, de modo a se evitar o desmoronamento dos pilares de sustentação da Instituição; um reexame das reais necessidades da Maçonaria, principalmente com relação àqueles que pretendem ocupar a liderança e a representação de nossa Ordem, guindando-se aos seus maiores postos, não só o mais carismático, mas também aquele que seja mais preparado do ponto de vista ético, intelectual e moral. 

Necessitamos de um novo padrão de comportamento, não o comportamento vigente, voltado para a autopromoção e a perpetuação de privilégios, mas sim um novo padrão para se vencer os desafios referentes à construção de uma sociedade profana baseada nos princípios fundamentais defendidos pela Ordem, ou seja, a formação de Homens preparados para a diminuição das diferenças existentes entre as classes, não somente sob a ótica econômica, mas também do ponto de vista cultural e educacional. 

O que devemos ter em mente e plenamente consciente que a Maçonaria é a Instituição onde o mundo deve se espelhar e não o contrário. Que os exemplos de valorização do Homem, da História e da Cultura que sempre foram os grandes pilares da Maçonaria iluminem o mundo de trevas profano a partir de nossas fileiras e não o oposto, pois não podemos permitir que as trevas desse mesmo mundo obscurecessem as Colunas de nossa Instituição. 

Devemos ser vaidosos não por aquilo que pretendemos ser, mas sim, orgulhosos por toda ação e comportamento que nos - identifiquem e reconheçam como Homens preparados para transformar o Mundo.

Ir.·. Fábio Cyrino M.'.M.'.

Fonte: Jornal do APRENDIZ, PÁGINA 6, da ARGBLS AMPARO DA VIRTUDE, 0276 – Edição 122  - Pesqueira-PE.

sexta-feira, 1 de junho de 2018


Não Podes Modificar

Não podes modificar o mundo na medida dos próprios anseios, mas podes mudar a ti próprio.
Aprende a ganhar simpatia, sabendo perder.
Ouvindo sempre mais e falando um tanto menos, conseguirás numerosos recursos que te favorecem a própria renovação.
Não reclames. Restaura.
Nem grites. Auxilia.
Asserena-te e serve.
Crê, trabalha e confia.
Não acuses ninguém.
A Justiça vê tudo.
Provações aparecem?
Silencia e trabalha.
Carência de recursos?
Deus nos supre de forças.
Plantando a felicidade dos outros, encontraremos a nossa própria felicidade.
Procuremos a vida, descerrando nosso coração ao trabalho incessante do Bem Infinito...
Porque, na realidade, só aquele que aprende e ama, renovando-se incessantemente, consegue superar os níveis inferiores da treva, subindo, vitorioso, ao encontro da Vida Verdadeira com a eterna libertação.

Emmanuel

quinta-feira, 31 de maio de 2018


Presença Divina

Onde a caridade aparece aí está a presença de Deus.
Emmanuel
Uberaba, 27 de junho de 1994


I

Se tudo é desespero e conturbação, onde te encontras, compadece-te ainda, ampara e espera, sem reclamar.
Emmanuel
Extraído do livro Alvorada do Reino - Emmanuel


II

Auxiliar é a honra que nos compete.
Emmanuel
Extraído do livro Alvorada do Reino - Emmanuel


III

É necessário saibamos comungar a esperança e o sofrimento, a provação e a dificuldade dos outros, abençoando os irmãos que nos partilham a marcha e ensinando-lhes, pela cartilha de nossas próprias ações, o caminho renovador, suscetível de oferecer-lhes a bênção da paz.
Emmanuel
Extraído do livro Alvorada do Reino - Emmanuel


IV

Guardemos a correta atitude do aprendiz do Senhor que não desconhece o sacrifício de si mesmo como estrada única para a ascensão a que se propõe.
Emmanuel
Extraído do livro Canais da Vida - Emmanuel


V

Não olvidemos que, tanto quanto possível, ao invés de rogarmos auxílio, antes de tudo devemos auxiliar, na certeza de que, se a nossa palavra elucida e reanima, somente a nossa atitude positiva na prática dos princípios que propagamos será bastante forte para reformar-nos.
Emmanuel
Extraído do livro Canais da Vida - Emmanuel

domingo, 27 de maio de 2018


Notas De Sempre
Sofre o que te desagrade,
Tolera mágoas e crises;
O tédio na Humanidade
É a provação dos felizes.

Gil Amora


Quem não sabe suportar, não consegue construir.

Júlio Dias Ribeiro

Quando a tristeza vier
Tentando afogar-te o ser,
Busca um serviço qualquer
E deixa o tempo correr.

Pedro Silva


Tristeza, na essência, é um desafio da vida à nossa vontade de trabalhar.

Emmanuel


Chora, mas guarda a esperança
No coração calmo e atento,
O mundo melhora e avança
À custa do sofrimento.

Silveira Carvalho


Quando a idéia de rebeldia te visitar a cabeça, procura dentre as utilidades que te servem algum dos remanescentes de minérios, plantas e animais que não haja passado pelo sofrimento.

Lívio Pereira Da Silva


A força ativa do amor
É luz e vida, no entanto,
Vem do braseiro de dor
Ou da candeia de pranto.

Deraldo Neville


O amor para ser amor não estranha o sacrifício.

Eugrácia Ferreira


Não se sabe com certeza,
Segundo nota cediça,
Onde termina a tristeza
E onde começa a preguiça.

Lulu Parola


Pede a Deus te livre do desânimo com o fervor de quem roga socorro ao Céu contra a intromissão de uma praga.

Fausto Lex


Aos Céus agradece a dor
Que te assinala o caminho;
Buril na mão do escultor
Tem o formato de espinho.

Lucano Reis


Em muitas ocasiões, o espinho é a defesa da rosa, como a provação é a defesa da paz na vida íntima.

Albino Teixeira


Atende ao próprio dever
Por mais duro de cumprir.
Quem não aprende a sofrer
Não sabe como servir.

Lobo Da Costa


Quem desconhece o próprio dever ainda está longe de conhecer a si próprio.

João Urzedo


Quem quer achar a ventura
Adota esta diretriz:
Distribui felicidade
Sem procurar ser feliz.

Felicidade é a ciência de repartir o bem com os outros, a fim de transformá-lo em numerosos bens para aqueles que o praticam.

Jerônimo Ribeiro


Ouvi dizer que nos Céus
Onde a alegria passeia
Não há santos com neurose
Nem anjos de cara feia.

Cornélio Pires


Em qualquer empresa, a irritação dos responsáveis faz a metade do insucesso.

André Luiz


Quem diz que o Céu tem tristeza
Contemple o nascer do dia...
O Sol brilhando no Azul
É o retrato da alegria.

Juvenal Galeno


Em cada manhã na Terra, a luz do Sol assemelha-se a um cântico de esperança e de alegria.

Meimei

“Cada qual deixa na Terra a herança da própria vida. Mais fácil é sofrer, difícil é perdoar. Quanto menos desejares, menos serás possuído.”

Praça da Amizade  Francisco Cândido Xavier