sábado, 8 de outubro de 2016


Sem desfalecimentos

“E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.” - Paulo. (Gálatas, 6:9.)
Há pessoas de singulares disposições em matéria de serviço espiritual.
Hoje creem, amanhã descreem.
Entregaram-se, ontem, às manifestações da fé; entretanto, porque alguém não se curou de uma enxaqueca, perdem hoje a confiança, penetrando o caminho largo da negação.
Iniciam a prática do bem, mas, se aparece um espinho de ingratidão dos semelhantes, proclamam a falência dos propósitos de bem-fazer.
São crianças que ensaiam aprendizado na escola da vida, distantes ainda da posição de discípulos do Mestre.
O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração.
Quem ama em Cristo Jesus guarda confiança em Deus, é feliz na renúncia e sabe alimentar-se de esperança.
O mal extenua o espírito, mas o bem revigora sempre.
O aprendiz sincero do Evangelho, portanto, não se irrita nem conhece a derrota nas lutas edificantes, porque compreende o desânimo por perda de oportunidade.
Problemas da alma não se circunscrevem a questões de dias e semanas terrestres, nem podem viver condicionados a deficiências físicas. São problemas de vida, renovação e eternidade.
Não te canses, pois, de fazer o bem, convencido, todavia, de que a colheita, por tuas próprias mãos, depende de prosseguires no sacerdócio do amor, sem desfalecimentos.
 
Emmanuel

sexta-feira, 7 de outubro de 2016


 

As Três Escolhas

 

O discípulo apresentou-se ao orientador cristão e indagou:

- Instrutor, em sua opinião, qual é a lei que englobaria em si todas as Leis de Deus?

O interpelado respondeu:

- A Lei do Bem.

- Entretanto – acrescentou o aprendiz – quem diz “lei” refere-se a clima de ação que todos devemos observar.

- Isto mesmo.

- Nesse caso, onde ficaria o livre-arbítrio?

O orientador meditou alguns momentos e considerou:

- O livre-arbítrio é concedido a todas as criaturas conscientes, porquanto, “a cada espírito será dado o que lhe cabe receber, conforme as próprias obras”. O Criador, porém, não é autor de violência. Por isso, até mesmo ante a Lei do Bem, a pessoa humana dispõe de três opções distintas. Poderemos seguí-la, parar na senda evolutiva, de modo a não seguí-la, ou afastarmo-nos dela pelos despenhadeiros do mal.

- Instrutor amigo, esclareça, por obséquio, a que resultados nos levam as três escolhas referidas?

O mentor aclarou, com serenidade:

- Os que observam a Lei do Bem se encaminham para as Esferas Superiores; os que preferem descansar em caminho, por vezes se demoram muito tempo na inércia, retornando a marcha com muitas dificuldades para a readaptação às tarefas da jornada; e os que se distanciam voluntariamente, nos resvaladouros do desequilíbrio, muitas vezes, gastam séculos, presos nos princípios de causa e efeito, até que, um dia, deliberem aceitar a própria renovação... Compreendeu?

O aprendiz fez leve movimento afirmativo e começou a pensar.

 

 

Emmanuel

quarta-feira, 5 de outubro de 2016


OS 33 MANDAMENTOS DA MAÇONARIA
Este é um documento muito popular na internet, sendo, portanto, encontrado em inúmeros sites de Lojas e Maçons. Há que se destacar que ele não é único, porque a Maçonaria é múltipla e existem pequenas variações de rito para rito. A bem da verdade os 33 Mandamentos da Maçonaria não são oficialmente adotados pela maioria das Potências Maçônicas, tampouco são incluídos em seus estudos, pesquisas e literatura; mas este texto representa com grande fidelidade a forma de pensar e se conduzir de milhares de Maçons no mundo, particularmente aqueles que seguem os preceitos do Rito Escocês Antigo e Aceito, que são a imensa maioria no Brasil.
 
 Os 33 Mandamentos:
1º - Adora o Grande Arquiteto Do Universo;
2º - O verdadeiro culto que se pode tributar ao Grande Arquiteto consiste nas boas obras;
3º - Tem sempre a tua alma em estado de pureza, para que possas aparecer de um momento para outro perante o Grande Arquiteto;
4º - Não sejas fácil em te encolerizar; a ira é sinal de fraqueza;
5º - Escuta sempre a voz de tua consciência;
6º - Detesta a avareza, porque, quem ama demasiado as riquezas, nenhum fruto tirará delas, consistindo isso egoísmo;
7º - Na senda da honra e da justiça está a vida; o caminho extraviado conduz à morte espiritual;
8º - Faz o bem pelo próprio bem;
9º - Evita as questões, previne os insultos e procura sempre ter a razão do teu lado;
10º - Não te envergonhes do teu Destino, pensa que este não te desonra nem te degrada; o modo como desempenhas a tua missão é que enaltece ou amesquinha perante os homens;
11º - Lê e medita, observa e emita o que for bom; reflexiona e trabalha; ocupa-te do bem-estar dos teus irmãos e trabalharás para ti;
12º - Contenta-se com tudo e com todos;
13º - Não julgues superficialmente as ações de teus Irmãos e não censures aereamente. O julgamento pertence ao Grande Arquiteto do Universo, porque só Ele pode sondar o coração das criaturas;
14º - Sê, entre os profanos fracos, sem rudeza, superior sem orgulho; humilde sem baixeza; e, entre Irmãos, firme sem obstinação, severo sem inflexibilidade e submisso sem servilismo;
15º - Justo e valoroso, defende o oprimido e protege a inocência, não exaltando jamais os serviços prestados;
16º - Exato observador dos homens e das cousas, atende unicamente ao mérito pessoal de cada um, seja qual for a camada social, posição e fortuna a que pertence;
17º - Se o Grande Arquiteto te der um filho, agradece, mas cuida sempre do depósito que te confiou. Sê, para essa criança, a imagem da Providência. Faz com que até aos 12 anos tenha temor a ti; até aos 20 te ame e até a morte te respeite. Até aos 12 anos sê o seu mestre; até aos 20 seu pai espiritual e até a morte seu amigo. Pensa mais em dar-lhe bons princípios do que belas maneiras; que te deve retidão esclarecida e não frívola elegância. Esforça-te para que seja um homem honesto, avesso a qualquer astúcia;
18º - Ama o teu próximo como a ti mesmo;
19º - Não faça o mal, embora não espere o bem;
20º - Estima os bons, ama os fracos, atende aos maus e não ofendas a ninguém;
21º - Sê o amparo dos aflitos; cada lamento que tua dureza provocar, são outras tantas maldições que cairão sobre a tua cabeça;
22º - Com o faminto, reparte o teu pão; aos pobre e forasteiros dá hospitalidade;
23º - Dá de vestir aos nus, mesmo com prejuízo do teu conforto;
24º - Respeita o peregrino nacional ou estrangeiro e auxilie sempre;
25º - Não lisonjeies nunca teu Irmão, isso corresponde a uma traição; se te lisonjearem receia que te corrompam;
26º - Respeita a mulher, não abuse jamais de sua debilidade; defende-lhe a inocência e a honra;
27º - Fala modernamente com os pequenos, prudentemente com os grandes; sinceramente com os teus iguais e teus amigos; docemente com os que sofrem, mas sempre de acordo com a tua consciência e princípios de sã moral;
28º - O coração dos justos está onde se pratique a virtude, e o dos tolos, onde festeja a vaidade;
29º - Não prometas nunca sem a intenção de cumprir; ninguém é obrigado a prometer, mas prometendo é responsável;
30º - Dá sempre com satisfação, porque mais vale uma negativa delicada do que uma esmola que humilhe;
31º - Suporte tudo com a resignação e tem sempre confiança no futuro;
32º - Faz do teu corpo um Templo, do teu coração um Altar e do teu espírito um apóstolo do Amor, da Verdade e da Justiça;
33º - Concentra, ao menos uma vez por dia, todas as vibrações da tua alma, no sentido de estares em contato com o Grande Arquiteto do Universo. (que é DEUS)
 

terça-feira, 4 de outubro de 2016



Fiat Lux é uma expressão com origem no Latim, sendo que fiat significa “faça-se” e lux significa luz.

O que é Fiat Lux

Pela designação dos termos em Latim, o significado de Fiat Lux é “Faça-se luz” ou “Haja luz”.

A expressão Fiat Lux aparece no terceiro versículo do Livro de Gênesis da Bíblia. Este versículo marca o momento em que Deus estava criando o Universo, ou seja, Ele estava criando a luz.

No terceiro versículo está escrito: “(...) E o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz: e houve luz. E Deus viu a luz, e foi bom, e Deus separou a luz das trevas”.

Fiat Lux também remete a ideia de criar-se ou dar origem a algo novo, como uma ideia ou um pensamento. Além disso, a frase Fiat Lux pode ser usada como metáfora, ao dissipar a ignorância (isto é, trazer clareza e verdade para as pessoas).

Fiat Lux, ainda, é uma marca bem conhecida de fósforos no Brasil. A empresa apostou neste nome como marca para abordar o sentido de “faça-se luz”.

Fiat Lux na Maçonaria

Fiat Lux é um termo visto na Maçonaria, como um símbolo – que acomete ao ponto máximo da iniciação de um novo candidato (maçon), momento em que ele está recebendo a luz da sabedoria maçônica.

Esse momento marca o conhecimento e a luz para o novo maçon, fazendo com que ele saia do mundo profano e de suas trevas para entrar no mundo místico.

Fonte: Dicionário Online - Fiat Lux

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Louvores Recusados

Conta-se no plano espiritual que Vicente de Paulo oficiava num templo aristocrático da França, em cerimônia de grande gala, à frente de ricos senhores coloniais, capitães do mar, guerreiros condecorados, políticos ociosos e avarentos sórdidos, quando, a certa altura da solenidade, se verificou à frente do altar inesperado louvor público.

Velho corsário abeirou-se da sagrada mesa eucarística e bradou, contrito:

– Senhor, agradeço-te os navios preciosos que colocaste em meu roteiro. Meus negócios estão prósperos, graças a ti, que me designaste boa presa. Não permitas, ó Senhor, que teu servo fiel se perca de miséria. Dar-te-ei valiosos dízimos. Erguerei uma nova igreja em tua honra e tomo os presentes por testemunhas de meu voto espontâneo.

Outro devoto adiantou-se e falou em voz alta:

– Senhor, minhalma freme de júbilo pela herança que enviaste à minha casa pela morte de meu avô que, em outro tempo, te serviu gloriosamente no campo de batalha. Agora podemos, enfim, descansar sob a tua proteção, olvidando o trabalho e a fadiga.
Seja louvado o teu nome para sempre.

Um cavalheiro maduro, exibindo o rosto caprichosamente enrugado, agradeceu:

– Mestre Divino, trago-te a minha gratidão ardente pela vitória na demanda provincial. Eu sabia que a tua bondade não me desprezaria. Graças ao teu poder, minhas terras foram dilatadas. Construirei por isso um santuário em tua memória bendita, para comemorar o triunfo que me conferiste por justiça.

Adornada senhora tomou posição e exclamou:

– Divino Salvador, meus campos da colônia distante, com o teu auxílio, estão agora produzindo satisfatoriamente. Agradeço os negros sadios e submissos que me mandaste e, em sinal de minha sincera contrição, cederei à tua igreja boa parte dos meus rendimentos.

Um homem antigo, de uniforme agaloado, acercou-se do altar e clamou estentórico:

– A ti, Mestre da Infinita Bondade, o meu regozijo pelas gratificações com que fui quinhoado. Os meus latifúndios procedem de tua bênção. É verdade que para preservá-los sustentei a luta e alguns miseráveis foram mortos, mas quem senão tu mesmo colocaria a força em minhas mãos para a defesa indispensável? Doravante, não precisarei cogitar do futuro... De minha poltrona calma, farei orações fervorosas, fugindo ao imundo intercâmbio com os pecadores. Para retribuir-te, ó Eterno Redentor, farei edificar, no burgo onde a minha fortuna domina, um templo digno de tua invocação, recordando-te os sacrifícios na cruz!

Os agradecimentos continuavam, quando Vicente de Paulo, assombrado, reparou que a imagem do Nazareno adquiria vida e movimento...

Extático, viu-se à frente do próprio Senhor, que desceu do altar florido, em pranto.

O abnegado sacerdote observou que Jesus se afastava a passo rápido; contudo, em se sentindo junto dele, perguntou-lhe, igualmente em lágrimas: – Senhor, por que te afastas de nós?

O Celeste Amigo ergueu para o clérigo a face melancólica e explicou:

– Vicente, sinto-me envergonhado de receber o louvor dos poderosos que desprezam os fracos dos homens válidos que não trabalham, dos felizes que abandonam os infortunados...

O interlocutor sensível nada mais ouviu. Cérebro em turbilhão desmaiou, ali mesmo, diante da assembléia intrigada, sendo imediatamente substituído, e, febril, delirou alguns dias, prisioneiro de visões que ninguém entendeu.

Quando se levantou da incompreendida enfermidade vestiu-se com a túnica da pobreza, trabalhando incessantemente na caridade, até ao fim de seus dias.

Os adoradores do templo, entretanto, continuaram agradecendo os troféus de sangue, ouro e mentira, diante do mesmo altar e afirmaram que Vicente de Paulo havia enlouquecido.
Irmão X

domingo, 2 de outubro de 2016


Breviário Maçônico – O Ocultismo

 

Durante o século XVIII, o ocultismo teve acentuados progressos, pois inicia-se, ocultamente, uma reação à doutrina da Igreja.

Nesse mundo de especulações, a Maçonaria foi atingida, pois a sua preocupação era encontrar nos rituais aquilo que estava oculto, usando para tanto os meios que a magia oferecia.

Embora empírica, a ciência do ocultismo dominou todos setores do pensamento e da elite. Dos inúmeros ritos maçônicos que eram praticados, grande parte deles surgiu como sendo de “altos graus”, e obviamente o ideal maçônico foi perturbado e esses ritos caíram em desuso. A Maçonaria teve em Cagliostro o expoente máximo; a Igreja foi substituída pela nova fé, mas como o campo científico era suspeito, paulatinamente, já no século XIX, o ocultismo foi esmaecendo até restringir-se a grupos isolados. Hoje, com o surgimento de novas ciências como a psicologia e ainda experimental parapsicologia, o movimento ocultista passou para o plano esotérico e espiritual. Com a evolução do comportamento e pensamento humanos, a razão está contribuindo para que nada permaneça oculto, da forma como desejavam os ocultistas do passado. De certa forma, a Maçonaria permanece “oculta”, e o maçom deve contribuir para prosseguir com essa “política”.

 

Ir.·. Rizzardo da Camino.

sábado, 1 de outubro de 2016


BREVIÁRIO MAÇÔNICO - A SAUDAÇÃO

 
A Saudação é gesto feito às pessoas conhecidas, às íntimas e às autoridades. Tirar o chapéu, o sinal com a mão direita, o aceno, a continência e o ósculo são gestos de Saudação. Os maçons saúdam-se entre si com aperto de mão simbólico, uma espécie de sinal místico, e também com o "tríplice abraço". Algumas Lojas, e em especial os corpos filosóficos, usam o ósculo na face. Existe a saudação dentro do Templo, e cada Grau tem um gesto específico. A Saudação pode ser feita sem o maçom estar "de pé e à ordem". Saúda-se o Oriente, visando o Delta Sagrado, representação da divindade (Deus). O Delta Sagrado, representando a presença espiritual e o Venerável Mestre, como autoridade máxima da Loja, são saudados pelo respeito. Quando o maçom adentra ao Templo, faz a Saudação tríplice que inclui os Vigilantes. A Saudação é sobretudo um gesto carinhoso e de afeto.

Ir.·. RIZZARDO DA CAMINO