sábado, 18 de fevereiro de 2012

FÉ, ESPERANÇA E AMOR




FÉ, ESPERANÇA E AMOR

Podemos encontrar o Deus Íntimo dentro de nós, onde se achava sepultado, porém nunca morto, e então podemos, com as faculdades do Espírito, que são doze, (representadas pelos três Mestres, que foram buscar os assassinos, e os nove, que o ajudaram a levantar Hiram), e assim a ressurreição será efetiva.
Os três primeiros Mestres são: FÉ, ESPERANÇA E AMOR, e os nove restantes são: PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO, ASSOCIAÇÃO, JUÍZO, ALTRUÍSMO, MEMÓRIA, VONTADE, ORDEM e ACERTO.
A PALAVRA SAGRADA e PERDIDA com a morte simbólica de HIRAM ABIFF, não a possuíam nem Salomão e nem Hiram, o Rei de Tiro. Temos afirmado que a palavra do Primeiro Grau é FÉ; a do segundo é ESPERANÇA, e a do terceiro deve ser CARIDADE ou AMOR.

A vida do homem se desenvolve em três planos: o físico, o mental e o espiritual. O primeiro é o órgão que executa; o segundo, a força que move; o terceiro, é a inteligência que dirige.
"A INTELIGÊNCIA TEM SUA VIDA NO GRÂNULO DE VIDA.
ESTE GRÂNULO SE EXPRESSA DIRETAMENTE ATRAVÉS DO PLANO ESPIRITUAL, E POR MEIO DO QUAL SE EXPRESSA TAMBÉM EM OS OUTROS DOIS, QUE PRODUZE.M EM NÓS AS INSPIRAÇÕES, IMPULSOS E MOVIMENTOS QUE COMPLETAM AS OBRAS DE NOSSA VIDA DIÁRIA"
Os dois primeiros mestres, que simbolizam a FÉ e a ESPERANÇA, não puderam encontrar o Cadáver do Mestre; somente o Terceiro, que é o AMOR, pôde achá-lo. Estas duas primeiras faculdades seriam sem poder, sem o impulso da terceira, que é a Caridade, que, sozinha, pode realizar milagres.
Devemos vencer todo egoísmo, para podermos empregar a força onipotente do Amor. O AMOR NUNCA PODE CONVIVER COM O EGOÍSMO, porque este trata sempre de matar em nós outros a FÉ e A ESPERANÇA.
Somente o Amor nos pode ressuscitar da morte para a VERDADEIRA VIDA.
Somente esta faculdade nos pode regenerar, quando nos encontramos livres do Egoísmo.
ENTÃO, A PALAVRA SAGRADA É A ESSÊNCIA DA FÉ DA ESPERANÇA E DO AMOR.
Cada categoria percebia seu salário, relativo ao seu trabalho e à sua palavra sagrada. Os aprendizes recebiam-no segundo a sua FÉ. Os Companheiros, segundo a sua ESPERANÇA, e os Mestres, segundo o seu AMOR.
Apesar do grande número de obreiros dentro deste Templo, todos trabalham silenciosamente, na Obra do Grande Arquiteto, e não se ouve nenhum ruído, PORQUE ESTE TEMPLO NÃO FOI, NEM É CONSTRUÍDO POR MÃOS HUMANAS, NEM POR INSTRUMENTOS MATERIAIS E METÁLICOS.
Sete anos durou a construção do Templo, porque o resultado da genuína e Verdadeira Iniciação se obtém depois de sete anos, que são necessários para a limpeza dos átomos inferiores e para dar lugar aos átomos superior.
JORGE ADOUM
( MAGO JEFA )
O MESTRE MAÇOM E SEUS MISTERIOS

Um comentário: